5 razões para controlar a produção da obra

Controlar a produção de uma obra consiste em utilizar processos para gerenciar todas as atividades que envolvam a obra. O controle da produção determina as quantidades de insumos necessários, qual o mais adequado layout para o canteiro, o melhor fluxo para a obra, as etapas do processo e a mão de obra necessária, seja ela humana ou mecânica.

A boa utilização desse procedimento permite diversos ganhos, que vão desde uma maior agilidade até a redução de custos. Neste post separamos 5 razões para você fazer um ótimo controle da produção da obra. Confira:

Medir a performance

Quem não mede, não gerencia. Ou seja, não tem como saber se ocorreram evoluções no processo se a produção de uma obra não for conhecida. Com o controle da construção, é possível comparar o instante atual com momentos passados e, dessa forma, verificar o desempenho de toda a empreitada.

Por meio desse controle de performance, pode-se comparar também a performance do seu canteiro de obras com outros e ajustar os gargalos.

Alta produtividade

Produtividade nada mais é do que a quantidade que se produz em um determinado tempo. Quando não se planeja e controla a produção, possivelmente a obra terá dificuldades em alcançar bons índices de produtividade.

Atualmente, o mercado exige das empresas certos padrões de qualidade e velocidade, o aumento da produtividade conquistado com esse controle faz com que seja possível atingir esses patamares de destaque.

Detectar problemas e falhas no processo

Como dissemos, o controle da produção garante a alta performance e a elevada produtividade da obra. O gerenciamento mais bem feito das variáveis envolvidos no projeto permite detectar falhas no processo e criar melhorias. O controle permite acompanhar de perto o percentual de execução e detectar quando o desempenho da obra oscila, positiva ou negativamente, permitindo aos gerentes identificar quais os problemas no canteiro e atuarem na causa raiz deles — leia também nosso artigo sobre os 5 porquês: como chegar rápido à raiz do problema.

Reduzir os desperdícios

Controlando o que é produzido, é possível saber a mão de obra necessária, o maquinário a ser utilizado e todos os insumos para a execução de cada fase. Dessa forma, consegue-se controlar também os desperdícios, reduzindo as perdas e o tempo ocioso dos empregados e de possíveis retrabalhos.

Gestão de custos

Em qualquer empreendimento, esse é um dos pontos mais importantes. Com um maior planejamento permitido pelo controle da produção da obra, pode-se produzir mais a um custo muito menor de produção.

O controle da produção da obra pode ser feito por meio de um bom software de gestão, que permitirá acompanhar o desempenho, a qualidade e a segurança ao longo de todo o processo. A Odebrecht, gigante da área de engenharia e construção, é um exemplo de resultado, pois, com a utilização de um software, alcançou melhorias como maior organização e planejamento do canteiro e também um aumento significativo da produtividade das suas equipes.

Fonte: MobussConstrução