Capes oferece bolsas de estudo na França para graduandos em engenharia

Programa de Cooperação Brasil-France Ingénieur Technologie (Brafitec), resultado de uma parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a França, irá viabilizar a estudantes brasileiros de engenharia 1,5 mil bolsas em universidades francesas até 2022. O projeto terá investimentos de R$ 178,7 milhões e inclui 56 universidades brasileiras e 30 instituições francesas.

A informação foi dada pelo presidente da Capes, Anderson Correia, durante visita de acompanhamento ao programa na Universidade de Lille, no norte da França. Segundo ele, em 2020, o programa terá 61 projetos ativos e deverá enviar aproximadamente 500 bolsistas à França.

“É um investimento que insere o Brasil na pesquisa de ponta mundial, abre espaço para que os estudantes brasileiros troquem experiência com o que está sendo produzido nas melhores universidade da França e vice-versa”, afirma Correia, reforçando o interesse da Capes na continuidade da parceria internacional e do Brasil no recebimento de acadêmicos franceses.

BRAFITEC

Há 18 anos, o Brafitec promove parcerias universitárias para a elaboração de projetos conjuntos de pesquisa em todas as especialidades de engenharia. O programa proporcionou o envio de 6.550 bolsistas brasileiros ao exterior e recebeu cerca de 1.500 bolsistas franceses nas universidades brasileiras. Mais de 2 mil missões de trabalho já foram realizadas.

A cooperação estimula o intercâmbio na graduação, em ambos os países, e aproxima as estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos.

Fonte: aecweb