Empresas desenvolvem robôs autônomos para construção

O robô ExynPak foi projetado para aumentar a eficiência e a segurança em canteiros de obras complexos

A Trimble e a Exyn, empresas especializadas em autonomia robótica multiplataforma para ambientes complexos sem GPS, desenvolveram uma solução autônoma para explorar o uso da tecnologia no segmento da construção aumentar a eficiência e segurança em canteiros de obras.

A novidade integrará três soluções diferentes:

• O robô Spot da Boston Dynamics, conhecido pela capacidade de gravar vídeos de suas rondas, fazer leituras sensoriais ou realizar checagens de mudanças de temperatura em fábricas, por exemplo;
• O ExynPak, alimentado pelo ExynAI, que realiza mapeamentos 3D portáteis e em tempo real com precisão de nível de pesquisa, detecta e supera obstáculos e adapta-se dinamicamente às dificuldades. Ele é robusto o suficiente para ser montado em um veículo e portátil o suficiente para ser transportado à mão; e
• A estação total Trimble X7, um sistema de varredura a laser 3D de alta velocidade com tecnologias avançadas para simplificar a adoção, aumentar a eficiência e fornecer confiança no campo.

Os criadores esperam, com a solução, uma captura de realidade consistente e precisa para fluxos de trabalho de produção e controle de qualidade.

Para garantir a máxima segurança e eficiência, o ExynPak é montado e integrado a um robô que não precisa “aprender” sobre seu ambiente com antecedência. Um profissional define um volume 3D para uma missão e a solução robótica lida com as complexidades da auto-navegação sem precisar de um mapa, GPS ou infraestrutura sem fio.

A integração do Trimble X7 fornece laser scanner 3D de alta velocidade e alta precisão para captura do ambiente. Os dados podem ser carregados na plataforma Trimble Connect e compartilhados com as partes interessadas do projeto para análise posterior, incluindo uma comparação com Modelos de Informação de Construção (BIM) e varreduras anteriores para monitorar a qualidade e o progresso.

“A integração da tecnologia de levantamento autônomo em um fluxo de trabalho de construção tem um potencial inovador. Ele pode melhorar a eficiência operacional e a transparência em todo o ciclo de vida da construção, ao mesmo tempo em que transforma a segurança do trabalhador para coleta de dados potencialmente perigosos”, conta Aviad Almagor, vice-presidente de Inovação Tecnológica da Trimble.

Fonte: AECWeb