Escada Flutuante: descubra como é este elemento estrutural
Escadas unem andares, mas também embelezam arquiteturas, um lindo complemento para o design e a decoração de interiores e exteriores. Mas especialmente o modelo de escada flutuante intriga o olhar. Precisamos entender como a sua “mágica de sustentação” acontece!
Sabemos que as escadas são elementos estruturais que têm como umas das funções unir andares ou diferentes níveis das edificações. Só que elas assumiram também, dentro das arquiteturas, uma função estética, como um lindo complemento para o design e a decoração de interiores e exteriores. Por isto mesmo é que podemos encontrar tantos modelos diferentes de escadas nas propostas! A ideia é fazer com que isso seja o foco especial de muitos projetos. Quer ver um exemplo super bonito e intrigante? É a escada flutuante ou escada suspensa?
O que é escada flutuante?
Todas as escadas possuem degraus, isto você já sabe, é claro! Agora, as escadas flutuantes possuem degraus soltos uns dos outros, sem nenhuma estrutura de laje ou de pilar para sustentar. Aliás, numa primeira olhada, podemos pensar que trata-se de mágica! Acontece que, neste modelo de escada, a sustentação se faz pela fixação das peças na parede lateral, por isto a impressão de que tudo está flutuando! É algo que, para dar certo, precisa de muito planejamento, cálculos e mais cálculos, garantindo que o conjunto fique seguro.
“Diferente das escadas convencionais, ela demanda muito planejamento, enquadramento, uma base bem definida, bons engenheiros e cuidado arquitetônico. Tudo deve ser instalado com um cuidado milimétrico.”
– CEO da Prime Five Homes, Mayer Dahan, em reportagem de Casa e Construção.
Como é a estrutura das escadas flutuantes?
Como você pode imaginar, a fixação dos degraus das escadas flutuantes depende diretamente de um sistema muito bem reforçado. Não pode haver qualquer risco de movimentação ou até mesmo de quebra estrutural. Diferente dos modelos suspensos, e são sustentados por cabos de aço, esta estrutura pode até ter um apoio central – semelhante a uma cascata -, uma sub estrutura em formato de ‘L’ preso à parede sob cada degrau, ou peças individuais de degraus chumbadas à parede próxima.
Enfim, escolher entre uma destas possibilidades de estrutura para uma escada flutuante da sua casa deve fazer relação com a intenção visual que você quer dar a um determinado ponto dessa arquitetura! Combinado?
Esse modelo de estrutura funciona muito bem, por exemplo, quando a ideia é criar um visual bem leve e moderno. Porém, parte desse efeito se deve à ausência de corrimão ou por um corrimão vazado nas laterais, oferecendo risco de queda aos usuários. Para garantir mais segurança, pode-se utilizar um guarda-corpo de vidro com fixação invisível – que ainda garantiria tal visual limpo que tanto agrada os usuários.
Quais os diferentes modelos de escadas flutuantes que existem?
Escadas flutuantes são lindos modelos de escadas, sem dúvidas, e que podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos de residências. Por isto mesmo é que é normal que tenham sido desenvolvidos diferentes modelos deste elemento, todos muitos modernos e inovadores em termos estéticos e estruturais. Algo assim seria até capaz de dar uma sensação de maior amplitude a um determinado espaço decorado! Concorda?
Sim, uma escada flutuante bem executada, com um bom acabamento, só pode encantar o observador! Ela poderia ter uma forma reta, em ‘U’ ou em ‘L’, helicoidal – com um eixo central -, ou circular, de acordo com as limitações de tamanho e configuração do ambiente.
Já com relação a sua materialidade, uma escada suspensa pode apresentar uma estrutura de madeira ou de concreto, no visual mais rústico e clássico possível. Também pode ter uma estrutura de vidro, num aspecto mais minimalista, discreto e clean. E não devemos deixar de lembrar das escadas flutuantes feitas de metal, projetadas em um design totalmente inovador, visando compor decorações em estilo industrial. Quanto ao revestimento de algumas dessas escadas flutuantes, temos a opção do mármore, da madeira natural, do porcelanato – que pode vir em diversas cores, estampas e texturas -, e de muitos outros materiais.