Evento também mostrará como os cenários econômico e político impactam o segmento
Os investimentos em infraestrutura realizados no Brasil nos últimos anos não são suficientes para atender as demandas da população. Com uma média de aportes em torno de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), esses investimentos estão abaixo de nações que compõem os BRICs, como China (7%) e a Índia (5,5%). Com isso, o país ocupa apenas a 73ª posição no ranking de qualidade de infraestrutura do Fórum Econômico Mundial.
“O déficit de infraestrutura em nosso país é bastante conhecido. São diversos fatores que dificultam um maior avanço nessa área, como a insegurança jurídica, a falta de planejamento, os desafios para obtenção de licenciamento ambiental, que travam investimentos públicos e privados”, afirma Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
Além dessas questões bastante notórias para as empresas e profissionais que atuam na cadeia da infraestrutura de transportes, energia, saneamento e telecomunicações, atualmente, há também um fator de incerteza relevante: a instabilidade político-econômica. “Desatar o nó político, financeiro, jurídico e econômico precisa ser uma prioridade, caso contrário um país com o tamanho, o potencial e a força do Brasil ficará impedido de atingir níveis de desenvolvimento aceitáveis”, avalia Auler Neto.
Para apontar caminhos para destravar os projetos de infraestrutura, acontece no dia 9 de agosto, o Fórum Infraestrutura: por um novo projeto de Nação. Promovido pela Revista Grandes Construções, com o apoio da Sobratema, terá a palestra de Emir Cadar Filho, presidente da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra), que apresentará propostas para viabilizar os projetos de infraestrutura, incluindo segurança jurídica, lei de licitações, financiamento, relação público-privada.
O evento contará também com a participação da jornalista e economista Denise Campos de Toledo e do jornalista e comentarista político Kennedy Alencar, que trarão, respectivamente, uma análise do cenário econômico e uma avaliação do futuro político, com o intuito de encontrar maneiras para retirar os entraves atuais do setor de infraestrutura.
O Fórum Infraestrutura: por um novo projeto de Nação será realizado no Espaço APAS, em São Paulo, e é direcionado para executivos, consultores, administradores, economistas, engenheiros, diretores, gerentes e profissionais atuantes nos setores de equipamentos, construção e saneamento.
Fonte: Grandes Construções