Pavimentos permeáveis prometem diminuir significativamente as inundações urbanas

Pavimentos permeáveis e sustentáveis que colaboram para a diminuição das inundações urbanas têm sido cada vez mais utilizados em diversos lugares do mundo.

Bom, se nunca ouviu falar nos pavimentos permeáveis ao menos já deve ter esbarrado com um deles por aí em alguma calçada, no mínimo. Esse tipo de pavimento, ou os chamados pavimentos sustentáveis surgiram na década de 80, na França, com o objetivo de aumentar a permeabilidade das estradas francesas. Na época não houve grande empregabilidade dessa técnica, devido à falta de estudos de viabilidade. Quase 20 anos depois, países como Estados Unidos e Japão demostraram interesse na área e começaram a pesquisar e utilizar esse tipo de pavimento.

Modelo de Pavimento Permeável (Inova Civil)

E o que é um pavimento permeável?

Como o próprio nome já diz é um tipo de pavimento, podendo ser ruas, rodovias, estacionamentos, calçadas, qualquer tipo de via que permita que parte da água que o atinja penetre em sua estrutura indo em direção a sua camada mais profunda. Sua estrutura é formada por granulometria mais aberta, sendo utilizadas agregados com diâmetros maiores do que os utilizados em pavimentos convencionais e que permitem que, tanto a camada de revestimento quanto as demais, se tornem mais porosas.

A grande vantagem de utilização desse tipo de pavimento é que ele colabora significativamente com diminuição da ocorrência inundações urbanas por impedir que grande quantidade de água se acumule em sua superfície, já que ele possibilita sua infiltração. Além disso, tal estrutura alivia a quantidade de água que os sistemas de drenagem recebem transferindo grande parte desse volume para à absorção direta pelo solo.

Mas por que ele não é tão aplicado ou por que já não fizemos a troca do pavimento convencional impermeável por ele?

As pesquisas relacionadas a esse tipo de pavimento ainda são escassas, principalmente aqui no Brasil. Uma das primeiras pesquisas brasileiras sobre o assunto surgiu em 2011 por uma universidade no estado de São Paulo, mas hoje já existem outras pesquisas em desenvolvimento sobre a aplicação dos pavimentos permeáveis no Brasil, principalmente em cidades que sofrem com as inundações urbanas, como o Rio de Janeiro. Atualmente, mais países como Bélgica, Alemanha e Finlândia também desenvolveram pesquisas na área.

Mas grande questão para a pouca utilização dos pavimentos sustentáveis está ligada sua a baixa capacidade mecânica.Explicando melhor, devido aos pavimentos permeáveis possuírem capacidade hidráulica, a capacidade de carga e durabilidade desses pavimentos são atingidas de forma negativa.Dessa forma, as pesquisas já realizadas ainda não atingiram valores satisfatórios para sua empregabilidade em vias de tráfego intenso, apenas de leve a moderado, como: pequenas vias, calçadas e estacionamentos.

Em 2015, uma pesquisa na Inglaterra chegou a valores de 100% de absorção da água para pavimentos permeáveis rígidos, porém ainda sem resultados de resistência satisfatórios para sua empregabilidade em vias de tráfego pesado.

Os pavimentos permeáveis ou pavimentos sustentáveis com maior empregabilidade são: o concreto permeável, asfalto poroso (asfalto convencional com agregados maiores) e os blocos intertravados com ou sem a presença de vegetação (muito utilizados em calçadas atualmente).

Exemplos de pavimentos permeáveis mais utilizados (Google Imagens, Autora)
Fonte: engenharia360.com