Qual a relação entre ISO 9001 e SiAC?
As normas e programas focados no desempenho e qualidade das empresas da construção civil buscam melhorar a competitividade e aumentar a qualidade das edificações. Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes mais exigentes, tornou-se crucial para o sucesso das empresas investir em um sistema de gestão de qualidade, ainda entender dois dos conceitos mais importantes da construção civil: ISO 9001 e SiAC.
Além de conseguir entregar empreendimentos com mais qualidade, as empresas que implantam sistemas de gestão de qualidade e respeitam as normas regulamentadoras conseguem se diferenciar no mercado.
Ao completar os requisitos de qualidade estipulados nas normas, as construtoras podem pedir uma certificação comprovando a conformidade. Dessa forma, a empresa obtém mais credibilidade e se mantém mais competitiva, alcançando mais clientes.
Mas antes de pensar em conseguir uma certificação, as empresas devem entender quais as normas estabelecem os critérios de qualidade e como funciona o sistema para avaliação das conformidades no Brasil. É aí que entra a importância em conhecer as relações entre a ISO 9001, norma internacional de gestão de qualidade, e o SiAC.
O que é o SiAC e qual seu objetivo?
O Sistema de Avaliação de Conformidade de Serviços e Obras, conhecido pela sigla SiAC, é uma ferramenta presente no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, o PBQP-H. Seu objetivo é servir como um meio para avaliar a conformidade do sistema de gestão de qualidade de uma empresa a fim de aprovar a certificação no programa. Vale destacar que ele é voltado exclusivamente para construtoras.
O PBQP-H é um programa do governo federal que visa garantir edificações de qualidade, sustentáveis e duráveis no país. São 3 diferentes sistemas presentes no PBQP-H responsáveis por gerar a certificação de diferentes empresas da construção civil, o SiAC, SiMaC e o SiNAT.
O SiNAT visa a padronização de processos para a avaliação técnica de novos produtos para a construção. Já o SiMaC, certifica fornecedores de materiais, componentes e sistemas construtivos, diferente do SiAC, que certifica as construtoras.
Dentro da avaliação do SiAC, os critérios estabelecidos são baseados na ISO 9001, ou seja, ele exige que um sistema de gestão de qualidade seja adotado nos processos da construtora. Além disso, o SiAC ainda engloba outras exigências que vão além da rotina administrativa, como o cumprimento de exigências da norma NBR ABNT 15575 que fala do desempenho de edificações habitacionais.
Ainda que o objetivo principal do SiAC seja a avaliação da conformidade para a certificação, dividida em dois níveis, A e B, indiretamente ele busca otimizar os processos da construtora. Dessa forma, o sistema faz com que as empresas melhorem seu desempenho, entregando obras com mais qualidade, aumentando sua competitividade no mercado. Isso tudo vai de encontro com o objetivo principal do próprio PBQP-H.
Para que serve a ISO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional de padronização, reconhecida em mais de 100 países, criada e regida pela International Organization for Standardization, que no Brasil é responsabilidade da ABNT. Ela é uma norma de gestão de qualidade que visa otimizar os processos de uma empresa para garantir a satisfação de seus clientes. A ISO 9001 é abrangente e serve para empresas de diferentes portes e segmentos do mercado.
Para garantir o sucesso e a satisfação dos clientes, a norma especifica a criação e adoção de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), responsável por promover a melhoria contínua dos processos. O sistema documenta os procedimentos, processos e responsabilidades que estão inclusas na busca pelo cumprimento das políticas e objetivos de qualidade.
Estando em conformidade com todos os requisitos da ISO 9001 e implementando corretamente o SGQ, a empresa pode pedir a certificação. Assim, ela garante que seus processos estão sendo realizados com maior eficiência, buscando a melhoria contínua e entregando altos níveis de qualidade. Isso cria também um diferencial para a empresa, que mostra para seus clientes preocupação com a qualidade de seus serviços.
Qual a relação entre a ISO 9001 e SiAC?
Como vimos, a ISO 9001 é uma norma de padronização de gestão da qualidade, que possui certificação reconhecida internacionalmente. Já o SiAC é um sistema de avaliação de conformidade para a certificação no PBQP-H, programa nacional que busca melhorar a qualidade das edificações. Mas, a ISO 9001 e o SiAC estão intrinsecamente ligados, já que o sistema é baseado na norma.
Como a ISO 9001 é aplicável para qualquer empresa, o SiAC se baseou nela para estabelecer os critérios de um sistema de gestão de qualidade que uma construtora deve apresentar. Ou seja, na prática os requisitos da ISO 9001 e SiAC são os mesmos, mas o sistema SiAC se aprofunda mais em questões da construção civil. Há, por exemplo, o requisito de registros específicos para serviços e materiais próprios da construção civil.
Vale ressaltar que uma empresa certificada na ISO 9001 pode também se certificar no PBQP-H através da análise do SiAC, e vice-versa. Resumindo, uma empresa certificada na ISO 9001 já preencheu boa parte dos requisitos para obter a certificação no PBQP-H. Para obter as certificações, a construtora deve se submeter a uma auditoria externa com um certificador credenciado pelo INMETRO.
Quais os níveis de regimento do SiAC?
O SiAC avalia a conformidade da construtora conforme os requisitos, baseados na ISO 9001, e fornece uma certificação dividida nos níveis A e B. No nível A ficam as empresas que implementaram 100% dos requisitos. Já o nível B é para as empresas que implementaram 70% dos requisitos do SiAC. A certificação em qualquer um dos níveis é válida por 3 anos, com auditorias anuais de manutenção.
É crucial que as empresas estejam atentas a essas avaliações para que consigam os certificados e possam garantir o cumprimento de todos os requisitos, tanto do SiAC quanto da ISO 9001. Tudo isso ajuda a otimizar os processos internos das empresas, agilizando as tarefas e aumentando a clareza e transparência. Assim, é possível melhorar a eficiência de todos os serviços prestados, aumentando a qualidade e a produtividade.
Implementar um sistema de gestão de qualidade e obter uma certificação significa ter um diferencial frente ao mercado e se manter competitivo. Com mais competitividade, as construtoras conseguem entregar melhores resultados, fidelizando seus clientes e alcançando novos. Além disso, a gestão possibilita uma redução dos gastos ao passo que eleva a margem de lucros.