Qualcomm lança nova tecnologia WiFi para melhorar o trabalho remoto e o ensino online

Uma das coisas que o trabalho remoto e o ensino online deixaram claro nas últimas semanas de paralisações por coronavírus é a importância de uma rede WiFi de boa qualidade.

Na semana passada, a Qualcomm anunciou uma série de novos chips Wi-Fi destinados a aumentar a velocidade e a capacidade das redes Wi-Fi domésticas e empresariais.

Aproveitando a mais recente tecnologia Wi-Fi 6 e o ​​espectro de ondas recentemente destinado a usos não licenciados, os novos processadores Wi-Fi da Qualcomm podem fornecer velocidades de pico entre 3 e 3,6 gigabits por segundo para smartphones, tablets, laptops e outros dispositivos móveis, de acordo com a empresa.

“Estamos passando por uma fase muito emocionante no mundo do Wi-Fi”, disse Rahul Patel, vice-presidente sênior e gerente geral de conectividade da empresa. “Será uma atualização significativa de onde a casa estava em termos de conectividade Wi-Fi seis ou nove meses atrás”.

Esse tipo de desempenho pode resultar em chamadas de vídeo sem falhas, downloads rápidos, mesmo quando vários dispositivos estão conectados e baixa latência para jogos e realidade virtual sem restrições.

A tecnologia aparecerá em alguns dispositivos móveis e roteadores até o final deste ano, disse Patel, enquanto os laptops com a tecnologia provavelmente chegarão ao mercado no primeiro semestre do próximo ano.

A família de chips Wi-Fi da Qualcomm tem como alvo dispositivos móveis e pontos de acesso, roteadores e outros equipamentos de bastidores que alimentam redes Wi-Fi.

No final de abril, a Federal Communications Commission reservou uma grande faixa de espectro de ondas na faixa de frequência de 6 gigahertz para usos não licenciados, o que hoje significa principalmente Wi-Fi e Bluetooth.

Foi uma adição significativa à capacidade de ondas aéreas Wi-Fi/Bluetooth, disse Patel.

“Temos uma estrada nova em folha que é 2,5 vezes maior do que a que tivemos que trabalhar nos últimos 20 anos”, disse ele.

Várias empresas, incluindo a rival de chips Broadcom, introduziram rádios Wi-Fi 6 – a última geração do padrão Wi-Fi que melhora o desempenho nas bandas existentes de 2,4 gigahertz e 5 gigahertz não licenciadas.

Mas os novos chips Wi-Fi 6 Extended da Qualcomm também utilizam o recém-disponível espectro de 6 gigahertz.

“O Wi-Fi 6E oferece uma melhoria sem precedentes na capacidade de atender ao rápido crescimento de dispositivos conectados e demanda de dados”, disse Geoff Blaber, vice-presidente da CCS Insights, uma empresa de pesquisa do setor. “A introdução de chipsets de suporte logo após a decisão da FCC garante que os clientes verão os benefícios rapidamente”.

Embora a Qualcomm seja conhecida pela tecnologia celular que opera em bandas de espectro licenciadas, ela também possui um importante negócio de Wi-Fi. Ela já vendeu 4,5 bilhões de chips Wi-Fi desde 2015 e líder do setor em pontos de acesso, malha Wi-Fi e outros equipamentos usados ​​em redes de negócios. Muitos smartphones Android com processadores Snapdragon da Qualcomm também incluem seus chips Wi-Fi e Bluetooth.

A Qualcomm introduziu duas plataformas de chip voltadas para dispositivos móveis, o FastConnect 6900 com velocidades de pico de 3,6 gigabits por segundo e o FastConnect 6700 com velocidades de 3 gigabits por segundo.

Também lançou quatro plataformas Wi-Fi 6E para roteadores, pontos de acesso e outros equipamentos de rede, com velocidades de pico que variam de 10,8 a 5,4 gigabits por segundo.

Fonte: Engenharia é