Reconhecimento de receita é assunto discutido nos relatórios
Pesquisa realizada pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil apontou que as questões sobre Reconhecimento de receita tiveram destaque nos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) dos relatórios de auditoria do setor de construção e engenharia. Os PAAs têm como objetivo tornar o relatório de auditoria mais informativo, pois fornece informações adicionais ao indicar quais foram os assuntos que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os de maior importância na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente.
De acordo com o levantamento, que analisou 38 companhias de construção e engenharia com capital aberto, as menções sobre Reconhecimento de receita apareceram em 55% como PAA nos relatórios dessas companhias em 2017, três pontos a menos que em 2016, onde esteve presente em 58% das referências.
Provisões e Discussões Judiciais, que tratam de discussões administrativas ou judiciais na esfera civil, trabalhista e fiscais, mantiveram-se em segundo lugar como PAA, com 29% das menções nos relatórios em 2017 contra 27% em 2016.
Por fim, questões relacionadas a Estoques apareceram em terceiro lugar, com 29% das citações em 2017 ante 24% das vezes em 2016.
“O reconhecimento de receita de contratos de longo prazo tem uma complexidade inerente ao setor, com uso acentuado de estimativas que explicam porque continua sendo o tema de maior importância do setor”, explica Rogério Garcia, Diretor Técnico do Ibracon. “A realização dos estoques não vendidos também parece continuar sendo um tema de atenção para os auditores”, explica.