Steel Frame une tecnologia de ponta à construção civil

O setor da construção civil é um dos que mais cresce no Brasil. Registrou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022, de acordo com pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O crescimento do mercado anda em paralelo com o desenvolvimento de novas tecnologias e investimentos no setor, como o investimento em steel framing que vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Considerado por especialistas a melhor opção para uma construção ágil, sustentável e eficiente, o steel framing beneficia toda a cadeia produtiva da construção civil: arquitetos, engenheiros, usuários finais e todos aqueles que desejam investir em um projeto imobiliário. É um sistema moderno, reconhecido internacionalmente e que traz diversos aspectos positivos no decorrer de um projeto ou uma obra.

“O steel framing representa o futuro da construção, é uma escolha inteligente e econômica para quem deseja investir em tecnologia de primeira. Grandes corporações, empresários do setor, arquitetos e outros profissionais do ramo, vêm enxergando isso”, afirma André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall light steel framing na América Latina.

Um desses profissionais é o empresário, Santiago Boero, investidor imobiliário, que optou pelo steel framing em um projeto para uma casa em um condomínio em Canning, província de Buenos Aires, Argentina, ao visitar uma casa nesse modelo construtivo.

“Tive a oportunidade de visitar uma casa construída neste sistema. Me lembro muito bem, ela é feita há quinze anos em steel frame, me surpreendeu. Era inverno, fazia muito frio e o que chamou a minha atenção foi que, ao entrar, o ambiente estava perfeitamente climatizado. Quando perguntamos qual método de aquecimento eles usavam, fiquei surpreso: eles tinham apenas um pequeno aquecedor no térreo e outro no primeiro andar, e isso era suficiente para a casa toda. A eficiência do steel framing me impactou”, explica.

Além de possuir um material que favorece o aquecimento do projeto, o aço galvanizado é um sistema construtivo de múltiplas possibilidades.

“É um sistema construtivo rápido, mais moderno e, em geral, a obra é limpa e os design atrativos. A variedade de possibilidades que podem ser construídas em steel framing é muito ampla”, complementa Boero.

Para os investidores imobiliários é uma alternativa que apresenta inúmeras vantagens, mas a qualificação profissional para saber aplicar e trabalhar com o material é de extrema importância.

“Buscamos profissionais qualificados e empresas que ofertavam o melhor material para trabalhar no projeto. Um processo tão rápido quanto o steel framing pode ser difícil se você trabalhar com pessoas que não sabem como proceder. Podem até gerar desastres em relação aos custos. Por outro lado eu encorajaria o empresário a se capacitar na matéria, mesmo que não esteja interessado em conhecer dados técnicos; é essencial saber o que vai ser vendido para poder oferecê-lo a outra pessoa, ainda mais se for um sistema com tantas vantagens como esse. Fiz uma oferta baseada em dados e vendia ao mercado que nem pão quente”, finaliza Santiago Boero.

Fonte: Terra