Tecnologia vai agilizar a análise de novos projetos na construção civil em Santa Cruz

Na próxima quarta-feira, Prefeitura fará o lançamento de programa para digitalizar a análise de empreendimentos

Construções e ampliações tiveram um aumento significativo em Santa Cruz do Sul no primeiro quadrimestre do ano. O setor está aquecido na retomada econômica do pós-pandemia. Em 2021 foram 727 projetos analisados e aprovados, enquanto 199 já passaram pelo crivo da Secretaria de Planejamento e Orçamento até abril, conforme ilustrou o secretário da pasta e vice-prefeito, Elstor Desbessell, em entrevista ao programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9 na última terça-feira, 10.

Uma das queixas ouvidas por Elstor durante a campanha, em 2020, era a demora para análise e aprovação de projetos. “No ano passado, ficamos impressionados com o volume de projetos parados. Formamos equipes e trabalhamos até em plantões no fim de semana para colocar tudo em dia”, revelou.

Os pedidos de regularização em 2021 chegaram a 261. Neste ano, depois de quatro meses, foram 110. Em relação às averbações de imóveis, 983 certidões foram emitidas no ano passado e 288 foram solicitadas até o final de abril. Sobre ampliações, foram 37 projetos no ano passado e 18 até abril. No caso do Habite-se, houve a emissão de 639 em 2021, enquanto 194 estavam protocolados até o fim de abril.

Na avaliação de Elstor, os números mostram um maior investimento no município. No ano passado, 104 projetos eram referentes aos grandes empreendimentos, como edifícios e empresas. Em 2022, 15 estão em andamento. “Nosso mercado da construção civil está aquecido e colaborando no fortalecimento da economia”, comentou. A chegada do Via Atacadista, no Distrito Industrial, é citada como um dos principais investimentos. Serão R$ 45 milhões para a implantação, com geração de 300 vagas diretas de emprego.

O vice-prefeito classifica Santa Cruz do Sul como um município em outro patamar de crescimento. “Tivemos ainda a chegada do Desco e do Stok Center, somente para citar os atacarejos. A tendência é de crescer ainda mais. Temos conversas em andamento com empresas sondando áreas. Com certeza, vamos anunciar novos empreendimentos mais adiante”, destacou.

Mobilidade urbana

Os condomínios e loteamentos crescem exponencialmente em Linha Santa Cruz, Linha Áustria e Linha João Alves. O asfaltamento da Travessa Leopoldina, criando mais uma opção de saída para a RSC-287, tornou a Zona Leste ainda mais atrativa, assim como o viaduto Fritz e Frida facilitou a travessia da rodovia, o que trouxe um fator de desenvolvimento para a Zona Norte. “Estamos atentos ao fator de mobilidade urbana. Também queremos executar o asfaltamento da estrada Bruno Pritsch, o que vai ligar o Bairro Aliança com João Alves”, disse Elstor.

Esforço por informatização começou em 2021

O vice-prefeito salienta que os projetos passam por licença de instalação e licenciamento ambiental antes de chegarem à Secretaria de Planejamento e Orçamento, o que pode variar de 60 a 90 dias. Depois, após análise e correções, a aprovação final pode ser assinada entre 45 e 60 dias. O protocolo pode ser conferido de forma online.

A busca por informatização do processo para aprovação de projetos iniciou-se no ano passado. Após a abertura de um edital, seis empresas participaram. A vencedora foi uma concorrente do Paraná, que detém o maior mercado na área e presta serviços para diversos municípios. Na próxima quarta-feira, 18, o Aprova Digital será lançado. “Vai entrar aos poucos e, dentro do possível, queremos que os projetos sejam digitalizados. Vai agilizar a aprovação e evitaremos deslocamentos desnecessários”, disse Elstor.

O mecanismo também ajudará em um desafio enfrentado pela Prefeitura: o armazenamento de papéis. No futuro, a intenção é abrir espaço físico com a digitalização de documentos, o que também dará maior garantia com relação à segurança do material. “Vamos passar a receber os documentos dos contribuintes encaminhados de forma digital, sem que as pessoas precisem estar na secretaria para resolver as questões. No início, teremos alguma dificuldade para adaptação, mas todos terão treinamento. A expectativa é de que vai simplificar e dar mais comodidade ao processo burocrático.”

Elstor explicou que a empresa paranaense apresentou a plataforma para as outras cinco concorrentes, que analisaram e atestaram as condições técnicas da vencedora do certame conforme as exigências do edital. Uma live no dia 18, durante o lançamento, vai apresentar a plataforma aos cidadãos. Datas e horários dos treinamentos serão divulgados para acesso aos profissionais da construção civil.

Fonte: GAZ