A importância da brita na construção civil

brita é um material famoso e muito popular, especialmente pela sua utilização na construção civil. Sua aplicação vai desde concreto e pavimentação, até a decoração de ambientes.

Obtenção do material

O material é obtido de vários tipos de rochas duras, de grandes blocos de maciços rochosos. A brita comercializada é resultado de um processo de fragmentação do material extraído da natureza com auxílio de explosivos.

Basicamente, um maciço rochoso é explodido, e o material é então triturado, processo conhecido como britagem, e depois peneirado para separação em categorias granulométricas.

Tipos de brita

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma NBR 7211, estabelece uma diferenciação entre os tipos de brita pelo sua caracterização física (tamanho):

  • Brita 0: 4,8 a 9,5 mm
  • Brita 1: 9,5 a 19 mm
  • Brita 2: 19 a 25 mm
  • Brita 3: 25 a 38 mm
  • Brita 4: 38 a 76 mm
  • Pedra-de-mão: > 76 mm

Aplicações da brita

A brita tem diversas aplicações, mas tangenciando a construção civil, sua aplicação é intimamente ligada à produção de concreto e massas asfálticas.

As britas de granulometria menor, são prioritariamente aplicadas em obras civis, na confecção de concreto e concreto armado. Nas lajes, pilares e vigas das construções, geralmente os traços empregados contém brita 0 e/ou brita 1, a depender das necessidades específicas de cada obra.

Artefatos de concreto também são feitos utilizando britas de granulometria menor. Pisos industriais, como granilite, também é um exemplo de utilização de brita 0.

Já para as britas de granulometria maior, a utilização passa a ser em obras mais robustas, como obras de infraestrutura. Em drenagem, por exemplo, utiliza-se muitas vezes brita 2. Nos subleitos de pistas de tráfego pesado e lastro de ferrovias, utiliza-se brita 3.

Para gabiões e reforço em subleito, aplica-se a brita 4. Em aterro, base e sub-base de pavimentos, utiliza-se a pedra-de-mão.

E ainda, utiliza-se a brita para ambientes decorativos, especialmente em áreas verdes internas e, externamente, em jardins.

Como vimos, a brita está ligada intimamente à construção civil. Em todos os cenários de construção, sempre haverá espaço para sua aplicação. Isto, pois, é um material de uso histórico e ligado fortemente com o setor.

Além de ser um material que proporciona bom desempenho seja aplicado de maneira bruta, ou através da mistura com outros materiais.

Fonte: engenharia360