Atlas Copco lança novos modelos de compressores

A Atlas Copco, líder em soluções de sustentabilidade, anuncia a ampliação de sua linha de compressores. Já estão disponíveis para comercialização os novos modelos W1100 e X1200, compressores de última geração em perfuração de poços. A iniciativa é resultado de investimentos na ampliação da sua linha DrillAir, de Power Technique.

“Toda a linha DrillAir foi desenvolvida com o objetivo de apresentar maior eficiência operacional. Isso inclui maior velocidade de perfuração, menor consumo de combustível por metro perfurado e ajuste de vazão para diferentes pressões de trabalho”, explica Reginaldo Silva Júnior, engenheiro de produto da Atlas Copco. A linha é voltada a perfuradores de poços artesianos, poços de exploração de petróleo, mineração, explorações offshore etc.

Os modelos W1100 e X1200 são compressores portáteis, movidos a motor a diesel de, respectivamente, cinco e seis cilindros, que se destacam pelo alto nível de pressão – vazões entre 974 e 1.123 pcm (pés cúbicos por minuto), para o primeiro, e 1.000 e 1.202 pcm para o segundo, além de pressões entre 19 e 28 bar, no caso do W1100, e 16 e 30 bar no modelo X1200. “Durante a sua operação, os dois modelos fazem monitoramento constante de leitura do ar comprimido, o que faz com o que seus motores respondam rapidamente às flutuações de consumo e busquem a melhor relação com o torque disponível”, relata Reginaldo.

Os equipamentos possuem o sistema DrillAirXpert, que permite selecionar a vazão exata de ar comprimido que será entregue ao martelo durante a perfuração. “Quando evitamos excesso de vazão na ferramenta, evitamos também o desgaste prematuro por abrasão, principalmente em furos de menor diâmetro”, afirma o engenheiro. Os modelos W1100 e X1200 possuem ainda controle eletrônico de abertura e fechamento da válvula de admissão, o que permite posicionamento exato conforme a demanda de ar comprimido e vazão. “Um décimo de segundo entre sua abertura e fechamento”, assegura.

O X1200 possui ainda outro diferencial, o Extended Pressure Range, a faixa de pressões expandida, que permite utilizar o mesmo equipamento para diversas aplicações que demandem diferentes pressões. “É possível utilizar a mesma máquina para trabalhos de fundações ou perfurações geotérmicas, por exemplo”, explica Reginaldo.

A Atlas Copco promete ainda o lançamento do XAVS1600, que segue a linha de seus antecessores, mas com vazões de ar comprimido variando entre 1.134 e 1.567 pcm, trabalhando em um range de pressão entre 7 e 14 bar. Com lançamento previsto brevemente no mercado, a novidade será equipada com o PACE, sistema de controle eletrônico de pressão da Atlas Copco, que permite selecionar uma grande variedade de pressões de trabalho em um único modelo de compressor.

Fonte: EAE Máquinas