Caminhões guindastes: versáteis para várias aplicações

Os caminhões guindastes para transportes pesados, superiores a 70 toneladas, possuem uma gama de opções de equipamentos. Com utilização voltada para a construção civil e mineração, esse tipo de máquina apresenta versatilidade, servindo para diversas aplicações e também trabalhando com faixas de pesos menores.

A capacidade de elevação e a velocidade de deslocamento do veículo também devem ser levados em consideração na hora da escolha do produto. Além disso, dependendo da configuração, o caminhão guindaste pode ser equipado com ar-condicionado nas cabines de operação, o que oferece condições de trabalho mais confortáveis. A EaeMáquinas traz neste comparativo quatro modelos bastante requisitados para a execução de serviços pesados.

Manitowoc TMS 800-E
O Guindaste Grove TMS800E é fabricado pela Manitowoc na cidade de Shady Grove nos Estados Unidos. Ele foi desenvolvido com o objetivo de realizar trabalhos que necessitam deslocamentos rápidos, com segurança e eficiência. Sua capacidade de carga é de 70 toneladas a 2,5 metros de raio e sua lança principal sincronizada de 4 seções MEGAFORM pode chegar a 39 metros de comprimento sem extensões ou até atingir 70 metros de altura de trabalho com adicionais 29,2 metros de comprimento de extensão com Jib.

O desenho da lança MEGAFORM incorpora uma seção transversal em forma de U que proporciona uma excelente relação de resistência ao peso. Isso significa que uma lança pode elevar mais do que uma tradicional lança quadrada ou retangular. Grandes placas de desgaste oferecem alinhamento superior da lança durante o movimento telescópico, proporcionando uma melhor transição de peso entre as seções, possibilitando maiores capacidades de elevação em qualquer raio.

As cabines nos guindastes Grove apresentam mais área envidraçada em todos os lados, portanto os operadores têm uma visão clara da carga e menos pontos cegos. O interior tem layout tipo automotivo para máximo conforto e inclui um painel ergonômico, volante de direção inclinável e telescópico, aquecimento e ar-condicionado. A cabine Vision se inclina até 20 graus, o que é especialmente proveitoso em guindastes de lança longa.

O conforto do operador e a visibilidade geral da elevação são significativamente melhores, mesmo quando a lança está totalmente estendida e equipada com um jib. Os guindastes Grove são equipados com um IMC (indicador gráfico de momento de carga, também conhecido por LMI da sigla em inglês). Possui como padrão o sistema de definição da área de trabalho. A interface intuitiva e amigável oferece uma representação visual da configuração do guindaste e da posição dos estabilizadores.

O Sistema de definição da área de trabalho ajuda o operador a trabalhar com segurança enquanto eleva e posiciona cargas. O sistema de suspensão a ar: foi desenvolvido para garantir conforto e segurança em velocidades de até 105 km/h, que é mais que suficiente para os limites das estradas brasileiras.

XCMG QY75BR
O caminhão guindaste, tem seus principais componentes e peças fabricados no Brasil. Com seus quatro eixos direcionáveis e independentes, torna as obras mais fáceis e diminui o desgaste de pneus. O guindaste possui um sistema de lança em U, o que aumenta a eficiência e o desempenho da operação. São 45m de lança, além de duas lanças auxiliares, totalizando 16 metros.

O QY75BR vem equipado com motor Cummins e freio à disco. Conta ainda com 45 metros de lança mais 16 metros de Jib e 7,35 toneladas de contrapeso para dar a força necessária para a execução dos trabalhos. Sua capacidade máxima é de 75 toneladas. Com os quatro eixos direcionáveis e independentes, o QY75BR foi o pioneiro em sua categoria, tornando as obras mais fáceis e diminuindo o desgaste de pneus.

O guindaste possui um sistema de lanças em U, que aumenta a eficiência e o desempenho da operação. são 45m de lança, além de duas lanças auxiliares, totalizando 16 metros. O equipamento tem seus principais componentes e peças fabricados no Brasil, o que facilita e agiliza a sua manutenção. O formato em U melhora a capacidade de elevação do equipamento. Com as combinações de 2 toneladas (fixos), 5 toneladas e 7,35 toneladas, o BR750 torna-se versátil para qualquer tipo de trabalho. Por ser de montagem automática, o dispositivo conta com aparelho de fixação em múltiplos pontos para maior segurança.

A tecnologia na leitura de cargas e o posicionamento da carga possibilitam operações estáveis e maior precisão no movimento. O equipamento possui também tecnologia no controle de rotação, gerando maior estabilidade do sistema e evitando solavancos na operação. Já o sistema multidirecional, com controle da válvula eletromagnética e bloqueio mecânico, torna a direção mais simples e segura.

Outra característica do veículo é a reação rápida do sistema de frenagem, com ajuste de lacuna automático, garantindo alta capacidade, com dissipação de calor e resistência à recessão térmica, que possibilitam o acionamento constante, mantendo sua alta capacidade de freio.

O guindaste conta com alta capacidade de acionamento das funções para guincho principal e auxiliar, através do controle da fonte de óleo por válvula de bloqueio, tornando-o mais confiável e melhorando as condições de trabalho. O sistema de controle do momento de carga possui controle de travamento digital, em que os dados são mostrados com exatidão pelo computador.

Liebherr LTM 1070-4.2
O LTM 1070-4.2 com 4 eixos leva consigo a maior parte do seu lastro ao trafegar pelas ruas. Assim ele estará imediatamente pronto para operação no canteiro de obras.

Ele oferece a mais moderna tecnologia, como a direção ativa do eixo traseiro dependente da velocidade e os freios a disco de acionamento pneumático. A direção dos eixos traseiros é ativada eletro-hidraulicamente dependendo da velocidade e do ângulo de direção dos eixos dianteiros. Há 5 programas de direção selecionáveis por botão.

O equipamento possui sistema que reduz o desgaste dos pneus, tem melhor manobrabilidade, comportamento estável no trânsito mesmo em altas velocidades e todos os 4 eixos são direcionáveis. O cilindro de centralização serve para retificação automática dos eixos traseiros em caso de erro. Ainda existem dois circuitos hidráulicos de direção independentes, com bomba hidráulica acionada pela roda e pelo motor.

Já o sistema conta com dois controles computadorizados independentes, translação e patolamento a partir da cabine do guindaste, bloqueio da suspensão. Tração 8 x 6, pneus volumosos (versão premium), suspensão hidropneumática dos eixos e freios a disco. A máquina é equipada com motor de 367 HP, moitão com 5 roldanas, moitão com 1 roldana, pneus 14.00 R 25 (versão básica) e pneus 16.00 R25 (versão premium), Roda sobressalente 14.00 com suporte (versão básica) e Roda sobressalente 16.00 com suporte (versão premium), contrapeso adicional de 3,8 toneladas para contrapeso total de 14,5 toneladas.

O ar condicionado na cabine do guindaste é disponível nas versões básica e premium e o ar condicionado no veículo vem de série na versão premium. O equipamento ainda tem as seguintes características na versão premium: Jib rebatível duplo de 9,5 metros para 16 metros, nariz do mastro, guincho auxiliar, gancho de carga, lastro adicional 3,8 toneladas para lastro total de 14,5 toneladas, delimitação da área de trabalho, pintura personalizada (duas cores), TELMA-Retarder, sensor de pressão nas patolas, anemômetro e faróis de serviço na base de lança.

Fonte: EAE Máquinas