Combate às enchentes: o papel das escavadeiras na drenagem urbana e prevenção de inundações
Um grande volume de chuva pode causar enchentes, deslizamentos de terra, erosão, além de outros acidentes. Para minimizar os impactos causados pelo excesso de água, existe um processo de controle e gerenciamento das águas pluviais chamado drenagem urbana.
É esse trabalho que vem sendo realizado pela empresa Vial Victoria Sasu nos dois drenos pluviais existentes nos córregos de Buenos Aires, capital da Argentina. Trata-se de um conjunto de estruturas e instalações nas vias urbanas: esse sistema canaliza e direciona o escoamento para canaletas, bueiros e galerias. Segundo o administrador da companhia, José Maria Cardoso, para o serviço de drenagem, estão sendo utilizadas cinco escavadeiras Link-Belt, modelo 210X3E.
“A escolha pelos equipamentos da marca se deve à eficiência, qualidade, baixo consumo de combustível e rendimento. Além disso, a resposta da escavadeira Link-Belt é mais rápida em diferentes manobras e na execução das escavações”, afirma Cardoso.
Segundo o especialista de produto para Brasil e América Latina da Link-Belt, Jean Ramalho, a qualidade das escavadeiras Link-Belt é um diferencial para operações críticas e contínuas, como a drenagem urbana. “O equipamento entrega para os clientes uma alta taxa de disponibilidade na operação, além disso é projetado para oferecer grande facilidade nas manutenções e verificações diárias. O sistema de telemetria Remote Care também permite acompanhamento em tempo real da escavadeira e monitoramento da operação”, ressalta Jean.
As chuvas mais intensas e rápidas são muito comuns no verão. No entanto, com os impactos e mudanças climáticas, estes eventos relacionados ao clima estão se tornando cada vez mais frequentes. Por isso, de acordo com o administrador da Vial Victoria Sasu, é essencial que o sistema de águas pluviais receba atenção permanente e o trabalho de drenagem dos córregos da capital argentina é feito de forma contínua.