Fronius lança novo produto para complementar família de inversores
A multinacional austríaca Fronius do Brasil marca presença na Intersolar, que acontece entre os dias 28 a 30 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo. Durante o evento, será lançado o Fronius Symo Brasil com potência de 10kw (com certificação do Inmetro) para complementar a família SnapInventer. A grande novidade é que este inversor já possui um transformador trifásico e não será necessário instalar um transformador externo para se conectar à rede de três fases.
É ideal para plantas comerciais com redes 220V/127V. Seu design inovador SuperFlex fornece o máximo de flexibilidade na concepção do sistema, enquanto a montagem SnapInverter torna a instalação e manutenção mais fáceis. Além de reduzir custos com a instalação, segundo o técnico João Paulo Ciccheto, apresenta diversos outros benefícios. “Além da qualidade de seus componentes, oferecemos fatores como o resfriamento ativo e o processo de substituição de placas Fronius. É uma manutenção eficiente e acessível”, declara. O Symo Brasil está disponível nas versões 10, 12 e 15kw.
No estande também estarão os inversores ECO que possui ampla possibilidade de configuração em seu arranjo, proporcionando maior eficiência no uso de cabos e quadro elétricos tanto de corrente contínua quanto alternada. “O Fronius Eco tem outra grande vantagem. Não necessita de manutenção preventiva. Ele possui IP 66 e ventilação forçada, fato que o leva a não possuir os grandes dissipadores de calor em seu entorno. Neste caso, não necessita de uma limpeza constante, reduzindo gastos com manutenção” alerta João.
O Eco definitivamente é um equipamento econômico. “Além da qualidade de seus componentes, fatores como o resfriamento ativo e processo de substituição de placas Fronius, oferece manutenção eficiente e acessível”, complementa Ciccheto. A multinacional Fronius, líder no setor fotovoltaico, no ano passado vendeu mais de 500 mil unidades de inversores ao redor do mundo.
Certificação e eficiência
Para garantir a qualidade e segurança, todos os inversores Fronius possui certificação do Inmetro. As classes de potência que vão de 3 a 27,0 kW prometem a adequação para, praticamente, todos os tamanhos de sistema, desde residências particulares até grandes estruturas.
Já a plataforma Solar.web é um serviço on-line que a multinacional oferece para o monitoramento remoto do sistema. A interface aberta baseada em Ethernet permite ao usuário incorporar valores de inversor do servidor em sistemas de terceiros. O recurso de otimização de energia do Solar.web também é novo, onde o cliente pode acessar uma visão geral semanal no portal on-line, que calcula seu consumo como uma taxa horária.
Números de mercado – De acordo com dados divulgados pela Bloomberg New Energy Finance, os investimentos mundiais em energia solar somaram US$ 160,8 bilhões em 2017, representando um aumento de 18% em relação a 2016. Dentre as energias renováveis, a solar é a que mais tem se destacado, representando 48% do total de energia limpa. No Brasil, o investimento em energia solar no ano passado foi de US$ 6,2 bilhões, com alta de 10% em relação a 2016.