Mercedes-Benz e Grunner lançam caminhão com direção autônoma

O extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Fruto de uma parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, esse inédito modelo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, região considerada a maior produtora do País.

Esse lançamento foi anunciado por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, juntamente com Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, na abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2018, maior evento mundial do setor, que está sendo realizado em Hannover, na Alemanha.

“Esse inovador Axor 3131 se destaca pela tecnologia e conectividade, que desenvolvemos em conjunto com a Grunner”, informa Philipp Schiemer. “A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita”.

Segundo o executivo, dois caminhões Axor 3131 já estão em operação. “Unimos o conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia e excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, afirma Philipp Schiemer. “Como resultado, a solução da Grunner é aplicada com exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atenderam plenamente às demandas do nosso parceiro. Ou seja, não somente As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. A Mercedes-Benz ouve também o campo. Aliás, ela ouve, faz e entrega o produto e a tecnologia que o cliente nos pede”.

Para Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, a unidade brasileira dá mais um passo decisivo rumo à introdução dos caminhões autônomos no Brasil. “Nossa equipe no Brasil desenvolveu esse excelente recurso de conectividade, que prova nossa liderança indiscutível no campo de condução e conectividade. Esse veículo mostra que a Mercedes-Benz do Brasil está no caminho certo. Nossa equipe está preparada para a chegada de tecnologias avançadas – quando o mercado estiver pronto e os clientes solicitarem esses recursos, estaremos prontos para entregar”.

“A operação do Axor com direção autônoma reforça o compromisso da Mercedes-Benz na introdução de novas soluções para os clientes no mercado brasileiro”, diz Philipp Schiemer. “Estamos alcançando assim um novo marco histórico no desenvolvimento de caminhões no Brasil”.

Operação já vem sendo realizada 24 horas por dia

O novo Axor 3131 atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.

Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol.

“Essa operação inédita realizada com o Axor 3131 de direção autônoma vem ocorrendo durante 24 horas por dia na Agro Cana Caiana, na região de Lençóis Paulista”, informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A utilização de caminhão, em substituição a tratores, agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional”.

De acordo com o executivo, a solução é tão eficiente e rentável que já começou a conquistar outros clientes do setor canavieiro. “Mais 16 caminhões Axor 3131 de direção autônoma foram negociados neste mês para realizar a operação de colheita de cana, o que já é o primeiro fruto da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner”, destaca Roberto Leoncini.

Fonte: EAE Máquinas