New Holland RG170.B: Tecnologia sem limites
A motoniveladora New Holland RG170.B se destaca pela alta tecnologia e pela eficiência, com comandos hidráulicos de elevada precisão, articulação do chassi à frente da cabine, lâmina central Roll Away com perfil evolvente e transmissão de controle eletrônico inteligente. Outro item que chama a atenção desta máquina é o desenho funcional e moderno, com capô traseiro de linhas arredondadas e fácil acesso para as manutenções rotineiras.
A alta tecnologia do motor eletrônico QSB 6.7 inclui lâmpadas indicadoras para o seu gerenciamento, que permitem o operador ou técnico de manutenção detectar as falhas através de código lampejante no painel e da conexão com um “laptop” no computador de bordo. Seu peso operacional máximo é de 17.642kg.
Motor
O motor desta máquina foi projetada para superar os mais severos esforços, porque as atividades de movimentação de terra exigem máquinas robustas, como grande potência e elevada capacidade de tração. O motor 6.7 L, com potência líquida de 178 a 205 hp, com tripla curva de potência e certificação Tier III de emissão de poluentes e Intercooler proporciona melhor rendimento e possui o custo operacional reduzido, devido à precisão do sistema eletrônico de gerenciamento da injeção. O reservatório do combustível tem capacidade para 341 litros.
A tecnologia do motor eletrônico New Holland 6.7L inclui indicadores luminosos para o seu diagnóstico que permitem ao operador ou técnico em manutenção detectar falhas através de códigos mostrados no painel ou através da conexão de um laptop no computador de bordo.
Hidráulica
O sistema hidráulico é do tipo Load and Flow Sensing (sensível à carga). Assim, a bomba somente fornece fluxo quando o operador aciona uma das alavancas de controle. Quando não há demanda hidráulica, a bomba consome uma potência mínima do motor e o sistema hidráulico trabalha mais arrefecido, o que reduz o consumo de combustível.
A motoniveladora New Holland RG170.B também vem equipada com distribuidor hidráulico de centro fechado, com nove seções de circuitos, situado em local protegido e abaixo da plataforma do operador. Dessa maneira, é possível a montagem de novos acessórios sem a necessidade de adicionar seções hidráulicas ao distribuidor.
Processamento eletrônico
Para garantir maior precisão nas operações, está máquina possui o processador eletrônico “ECU”, que gerencia todas as informações durante o funcionamento da transmissão em todas as fases da operação, proporcionando ao conjunto uma operação otimizada e garantindo maior produtividade, vida útil e conforto ao operador. A ECU assegura a integridade do equipamento ao evitar operações erradas ou abusivas, como engates de marcha ou inversões de sentido em velocidades inadequadas.
Esta motoniveladora ainda possui o dispositivo “Go Home”, que detecta automaticamente falhas que possam limitar ou impedir o correto funcionamento da ECU. O Go Home permite o engate de apenas uma marcha em cada direção e dentro do limite de velocidade adequado para aquela marcha. A importância desse dispositivo é evitar que a máquina fique parada em lugar inadequado, permitindo seu transporte até a oficina.
Cabine
A motoniveladora RG170.B possui duas opções de cabine, fechada ou aberta, montada sobre o chassi traseiro, o que facilita o operador executar manobras de marcha à ré e verificar diretamente o quanto o chassi está sendo articulado, dando mais segurança nas operações.
De acordo com a fabricante, a cabine fechada é alta e tem 6,76 m2 de área envidraçada. Seu design, com todas as faces planas e o rebaixamento do capô traseiro, assegura maior visibilidade, possibilitando melhor controle visual, tanto dos trabalhos traseiros, com ripper, quanto dos dianteiros, com lâmina ou escarificador. Já a cabine aberta, ainda segundo a New Holland, oferece muito mais proteção e conforto em comparação ao toldo, já que protege o operador da poeira das máquinas que vão à frente e das chuvas de pequeno volume.
São vários itens que a motoniveladora New Holland RG170.B oferece para o conforto do operador: assento ajustável com encosto para braço e cabeça e suspensão elástica com regulagem para o peso do operador. O console de direção é totalmente ajustável à posição de trabalho para operadores de qualquer estatura. O volante possui manopla auxiliar – opcional – para o manuseio com apenas uma mão, enquanto a outra mão se ocupa do implemento. Alavancas de percurso mais curto possibilitam comandar todos os implementos de forma fácil e produtiva.
Círculo
Construído em uma só peça de secção “T”, possui diâmetro externo de 1.752 mm e rotação contínua de 360º. Dispõe de quatro suportes em resina fenólica, substituíveis e ajustáveis. Sua área de apoio é de 2.845 cm2.
Lâmina Central
Possui exclusivo perfil envolvente Roll Away, com facas e bordas cortantes substituíveis, com controle de deslocamento lateral e angular operado hidraulicamente. Disponíveis nas dimensões (Comprimento x Altura x Espessura) 3.658 x 622 x 22 (OPC), 3.962 x 671 x 22 (STD) e 4.267 x 671 x 22 (OPC), com elevação máxima do solo de 444 mm. O ângulo máximo de inclinação da lâmina é de 40º à frente e 5º para trás, para os lados o ângulo é de 90º em ambos os lados. A profundidade do corte é de 711 mm. O deslocamento lateral da lâmina é de 533 mm para a esquerda e de 686 mm para a direita.
Ripper
A motoniveladora New Holland RG170.B oferece ripper traseiro do tipo paralelogramo, o que aumenta o poder de desagregação de solos duros compactados. Possui uma largura máxima de corte de 2.195 mm, com penetração dos dentes no solo de 437 mm e elevação máxima do solo de 518 mm. Com o ripper, o comprimento da máquina fica de 9.550 mm.
Eixos
Os eixos da motoniveladora New Holland RG170.B foram feitos para garantir robustez e maior capacidade de transferência de potência ao solo. O eixo dianteiro é feito em estrutura de aço soldada, com partes fundidas de alta resistência, oferecendo um vão livre amplo e constante de 580 mm em toda a sua extensão, devido à sua geometria reta. A inclinação lateral das rodas, em 15,3°, à direita ou à esquerda, e a oscilação de 20° para cada lado permitem o acompanhamento das irregularidades do terreno.
O eixo traseiro é feito em ferro fundido, e a estrutura do tandem é construída com perfil retangular soldado em chapas de aço. Ambos foram dimensionados para suportar os mais severos esforços. Ele é dotado do sistema de bloqueio do diferencial Diff Lock, acionado através de um interruptor no console do operador. A oscilação do tandem é de 20º para cada lado.
A direção hidrostática, do tipo orbitrol, é alimentada por bomba de engrenagens. O ângulo de esterçamento das rodas dianteiras é de 42º para ambos os lados e a articulação do chassi é de 25º para a direita ou esquerda, o que proporciona um raio de giro de 7.250 mm. Esse reduzido raio de giro permite ao operador executar trabalhos em áreas restritas com maior facilidade e realizar operações em curvas sinuosas em menor tempo. Uma manopla auxiliar no volante possibilita maior agilidade na realização de manobras.
Opcionais
Esta motoniveladora oferece uma série de opções para facilitar os trabalhos e aumentar a produtividade: flutuação das lâminas frontal e central, gancho traseiro, cantos de lâmina reforçados, extensão de lâmina, placa de empuxo dianteira, suporte para roda sobressalente, além de outros itens já conhecidos e consagrados no mercado.
Manutenção
O novo capô basculante da New Holland RG170.B permite amplo acesso às manutenções rotineiras, como a verificação do nível de óleo e a substituição dos filtros de óleo e de ar. A verificação do nível de óleo hidráulico, por mostrador ótico, é de fácil leitura. O bocal do reservatório de combustível é de fácil acesso, o que possibilita o abastecimento a partir do chão.