Programa Custo Horário da Sobratema recebe atualização
A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) atualizou o Programa Custo Horário de Equipamentos, englobando 357 novos modelos de máquinas usadas em obras de todo o país. Com isso, o programa totaliza 1222 modelos, o que representa um crescimento de 41,27% ante a última atualização, que contava com 865.
Esse crescimento é resultado do compartilhamento das informações do Guia Sobratema de Equipamentos, considerado uma referência do setor, por contemplar informações e especificações técnicas dos principais equipamentos da construção, mineração, indústria e agronegócio disponíveis no Brasil.
O programa interativo da Sobratema também apresenta uma alta de 45% no número de categorias de equipamentos, passando de 74 para 107, e um aumento de 50% na quantidade de famílias, totalizando 30 famílias. As 33 novas categorias pertencem a dez novas famílias: carreta hidráulica de perfuração de rocha, compactador combinado – cilindros e pneus, compactador estático 4 cilindros, compactador vibratório tandem, fresadora de asfalto, manipulador telescópico, minicarregadeira (Skid Steer), miniescavadeira, recicladora de asfalto e vibroacabadora de asfalto.
Além disso, a tabela resumo do Custo Horário de Equipamentos também foi ampliada, uma vez que acompanha a quantidade de categorias disponíveis no programa interativo. Agora, os leitores das Revistas M&T e Grandes Construções podem verificar gratuitamente os valores médios de 107 categorias de máquinas, lembrando que esses valores refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. Há também a possibilidade de acessar a tabela resumo no site oficial.
A Sobratema ainda realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas no país para atualizar nos valores dos insumos que integra o custo horário de um equipamento, tais como: combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), mão de obra de manutenção e operação, aquisição de equipamentos novos, dentre outros.