Setor de máquinas projeta crescimento de 8,2% no faturamento em 2025
Para 2024, previsão é de uma queda de 25% em relação ao ano passado
As indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas esperam um aumento de 8,2% no faturamento em 2025, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), durante o 24º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial da entidade, na sexta-feira (4/10), em São Paulo.
No ano passado, esta mesma pesquisa indicava um crescimento de 7%, que não ocorreu devido ao tempo seco e preço das commodities, que tiraram renda do produtor.
“Os investimentos dos produtores em máquinas acompanham sempre a variação de preços da soja, mais do que qualquer outra commodity. Desde que eu tenho cabelo preto, quando o grão sobe, crescem os investimentos e quando cai, ocorre o contrário”, brincou o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Abimaq, Pedro Estevão.
Ele projeta que o faturamento do setor some R$ 56 bilhões em 2024, uma queda de 25% em relação ao ano passado.
Segundo o consultor Carlos Cogo, que participou do seminário, as vendas de tratores devem crescer 7% no próximo ano, enquanto as de colheitadeiras devem aumentar 5%. Para ele, setores como café, citros e cooperativas devem puxar os investimentos.