Volkswagen Caminhões e Ônibus treinou quase 2 mil motoristas no ano passado
Capacitação adequada reduz consumo de combustível e aumenta durabilidade de vários itens
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) mais que dobrou os treinamentos realizados com motoristas do Brasil e seus mercados de exportação. Em 2019 a empresa superou as 1.880 capacitações, ante 754 motoristas treinados em 2018.
Segundo a empresa, ao longo do ano os instrutores vão às operações de clientes em todo o Brasil e também de importadores na América Latina e África. O objetivo é realizar treinamentos visando à redução de custos operacionais, um fator relacionado à maneira de dirigir em diversas operações.
A ação é realizada gratuitamente nas instalações dos clientes ou concessionárias e inclui material didático e orientação prática, quando os participantes têm a oportunidade de guiar o veículo com acompanhamento do instrutor.
Durante o treinamento em trechos escolhidos pelos clientes, os instrutores orientam como o motorista pode reduzir o consumo de combustível, o desgaste de pneus, de componentes e também como guiar de forma defensiva, o que propicia uma rodagem mais segura.
Outros benefícios também são identificados após o treinamento, como aumento na durabilidade da embreagem, da caixa de transmissão, dos freios e das suspensões.
“Com os treinamentos, promovidos em todos os nossos mercados, orientamos como tirar o máximo proveito de nossos caminhões e ônibus nas mais variadas operações”, afirma o supervisor de treinamento e desenvolvimento da rede, Eduardo Pignata.
As concessionárias também recebem treinamento contínuo. Mais de 200 vendedores em todo o Brasil passaram por capacitação sobre a linha de produtos 2020, o que incluiu análise de TCO, ou custo total da operação.
A VWCO também realiza suporte on-line para colaboradores e para a rede de revendas. Em 2019, a companhia registrou mais de 34 mil matrículas on-line para treinamentos técnicos, comerciais e administrativos. Essa é a forma de manter a atualização e a formação contínuas das equipes.
Fonte: automotivebusiness