Volvo CE apresenta equipamentos elétricos na bauma

A escavadeira ECR25 Electric e a carregadeira L25 Electric são as primeiras de uma nova gama de produtos elétricos compactas

A Volvo Construction Equipment apresentou a sua primeira escavadeira compacta elétrica e uma carregadeira elétrica na bauma 2019, feira mundial do setor realizada na semana passada, em Munique, na Alemanha.

A escavadeira ECR25 Electric e a carregadeira L25 Electric, são as primeiras de uma nova gama de produtos elétricos compactas.

Segundo Scott Young, diretor de eletromobilidade e automação da Volvo CE, as máquinas garantem uma série de benefícios: emissões de escape zero, níveis de ruído significativamente menores, custos de energia reduzidos, maior eficiência e menor necessidade de manutenção, em comparação com as suas contrapartes convencionais.

A Volvo CE anunciou que até meados de 2020 começará a lançar uma série de escavadeiras (EC15 a EC27) e carregadeiras de rodas (L20 a L28), compactas elétricas, descontinuando o desenvolvimento desses modelos com motores a diesel.

Para tornar a ECR25 e a L25 elétricas, os motores de combustão foram substituídos por baterias de íons de lítio.

A ECR25 é equipada com baterias de íons de lítio e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para mover a máquina e o implemento. As baterias armazenam energia elétrica suficiente para alimentar a ECR25 por oito horas em suas aplicações mais comuns, como o trabalho em obras de serviços públicos.

A L25 incorpora baterias de íons de lítio que permitem oito horas de operação em aplicações convencionais da máquina, incluindo trabalho leve de infraestrutura, jardinagem, paisagismo e agricultura.

A L25 também incorpora dois motores elétricos dedicados, um para o sistema de transmissão e outro para o sistema hidráulico.

O desacoplamento dos subsistemas levou a uma maior eficiência nos sistemas e na máquina inteira.

Tanto a ECR25 quanto a L25, explica Young, possuem carregadores integrados que permitem o carregamento durante a noite por meio de um soquete comum de tomada doméstica. Uma opção de carregamento rápido, exigindo acesso à rede mais potente, também estará disponível.

“São máquinas revolucionárias, que demonstram o compromisso da marca com a tecnologia futura”, afirma o executivo. “Como as máquinas são elétricas, nenhum material particulado, óxido de nitrogênio ou dióxido de carbono é liberado no meio ambiente. Isso, juntamente com o fato de que têm níveis de ruído extremamente baixos, as torna indicadas para uso em cidades e áreas densamente povoadas”, destaca.

Fonte: M&T