XCMG comemora 10 anos de fábrica no Brasil e anuncia expectativa de crescimento recorde para 2024

XCMG Brasil – multinacional chinesa de máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócio – comemorou no dia 06 de junho o aniversário de 10 anos de sua fábrica em Pouso Alegre (MG).

Em evento com a presença de autoridades governamentais, representantes do comércio, diretoria, além de concessionárias e dealers de toda a América Latina, a empresa destacou seu histórico de investimentos e crescimento no país, e celebrou o marco de 23.456 máquinas fabricadas localmente.

Fundada em março de 1943 na China, a XCMG ocupa hoje a 1ª posição no setor de máquinas pesadas no mercado chinês e a 3ª no mundo. Atenta às movimentações do comércio e com foco na internacionalização, a multinacional entrou no mercado brasileiro em 2004, tornando-se pioneira ao introduzir os produtos chineses do setor no país.

A companhia inaugurou sua fábrica no Brasil em 2014, na cidade de Pouso Alegre (MG), fruto de um investimento de 300 milhões de dólares.  Desde então, não parou mais de aumentar sua fatia de mercado: a fábrica no Brasil é a maior base do grupo no exterior no que diz respeito a máquinas para o setor de construção e, após crescimentos contínuos ano após ano, deve alcançar faturamento de R$ 5 bilhões em 2024.

“O Brasil é peça fundamental no propósito do Grupo XCMG de alcançar a liderança mundial, sempre alicerçada no aprimoramento tecnológico, valores e objetivos muito bem definidos”, enfatiza o presidente da empresa no país, Li Hanguang.

Em 2023, a planta brasileira recebeu investimento de R$ 270 milhões para a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado em novembro do mesmo ano, e que tem como objetivo aumentar a adequação das máquinas ao mercado brasileiro – e também latino-americano – e colaborar tecnologicamente para o desenvolvimento de novos modelos.

Além da fábrica em Pouso Alegre com 1 milhão de m², dos quais 150 mil são de construção de galpões e mais de 10 instalações auxiliares, a XCMG conta também com um Centro de Distribuição de Peças e Serviços para a América Latina em Guarulhos (SP), com 50 mil m², e unidades com foco em mineração nas cidades de Contagem (MG) e Parauapebas (PA), além de distribuidores em todos os estados do país.

De acordo com o diretor comercial da empresa, Renato Torres, atualmente são produzidas 8 mil máquinas por ano localmente, entre elas caminhões, guindastes, carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores. “Nossa capacidade produtiva atual é de 10 mil máquinas/ano e pode ser facilmente ampliada com as instalações que já temos hoje”, destaca.

Durante o evento de celebração dos 10 anos da fábrica, autoridades, empresas, associações comerciais e profissionais do mercado enfatizaram a importância da XCMG no mercado brasileiro. O prefeito de Pouso Alegre, Coronel Dimas Fonseca, destacou os avanços tecnológicos que a companhia traz para o setor industrial na cidade, bem como os empregos gerados: são mais de mil empregos diretos e cerca de 300 indiretos.

A Usiminas enfatizou a forte parceria com a multinacional chinesa desde o início das operações, com o fornecimento de 20 mil toneladas de aço para a companhia, que foram utilizadas nas 23.456 máquinas fabricadas no país até o momento.

A grande estrela do evento foi justamente uma máquina que evidencia toda a vanguarda da XCMG Brasil. Entregue simbolicamente à empresa compradora durante o encontro, a máquina de número 23.456 é uma carregadeira modelo XC958 BR, que se destaca pelo conceito avançado, design modular e seriado, além de tecnologia comprometida com a sustentabilidade.

Em um mercado mundial que cada vez mais exige máquinas capazes de conciliar alto desempenho e respeito ao meio ambiente, a XCMG Brasil reforça sua posição não apenas como líder na fabricação de máquinas pesadas, mas também como parceira estratégica no crescimento e modernização de infraestruturas de empresas clientes no Brasil e América Latina.

Fonte: EAE Máquinas