8 principais tendências do mercado imobiliário atual

Veja como se adequar aos novos padrões do mercado

A evolução do mercado imobiliário traz novas surpresas e oportunidades a cada dia.

Não se trata apenas de inovação tecnológica: há também desenvolvimentos sociais, culturais e ambientais.

Com a pandemia do coronavírus, as mudanças aumentaram devido à necessidade de adaptação e à tecnologia é um dos setores que mais cresceu durante este tempo.

No mercado imobiliário, é possível ver essa mudança com passeios virtuais e imagens 360º.

E com esses recursos, a comodidade e facilidade se tornam ótimos diferenciais para quem tem interesse em imóveis à venda.

Vendas pela internet

Todos os dias, as pessoas confiam cada vez mais nas compras online.

A situação é muito diferente do que víamos há alguns anos, quando as compras online ainda eram muito assustadoras.

Atualmente, já é possível comprar um imóvel online com toda a administração sendo resolvida remotamente, incluindo as etapas que exigiam idas e vindas aos cartórios, e isso é possível graças a tecnologia.

Toda essa comodidade, aliada à confiabilidade dos tours virtuais, faz com que as pessoas não precisem mais sair de casa para fechar o negócio.

Sustentabilidade e eficiência de recursos

Este é outro ponto muito importante, pois cada vez mais pessoas percebem que os recursos naturais não são ilimitados.

Se não explorarmos o mundo com responsabilidade, nossas gerações e gerações futuras poderão viver em um mundo danificado.

Isso reduz as chances de crescimento econômico, dificultando a prosperidade de nossos filhos e netos.

Felizmente, a engenharia civil já desenvolveu diversas técnicas que permitem melhor o uso e aproveitamento de materiais, redução de desperdícios e reaproveitamento de peças descartadas.

Essa prática é importante para garantir a qualidade de vida das gerações futuras, pois os recursos naturais estão se tornando escassos.

Construção de pequenos apartamentos

Nos últimos anos, a construção de apartamentos menores tornou-se uma tendência voltada para todas as faixas de renda.

Existem vários fatores que apoiam esse conceito: a própria questão da sustentabilidade ambiental mostra que é possível viver com menos.

A carga de trabalho de muitas pessoas reduz o tempo disponível para ficar em casa e o tempo livre que as pessoas têm é geralmente usado pra sair e se divertir, dessa forma, usam o imóvel apenas para descansar.

Além disso, os eletrodomésticos estão ficando cada vez menores com o avanço da tecnologia, sem a necessidade de grandes espaços para guardá-los.

Apartamentos e casas inteligentes

Os materiais usados em nossas casas estão se tornando cada vez mais funcionais, como por exemplo, as smart TVs permitem fazer comandos de voz, existem lâmpadas que são conectadas ao Wi-Fi e podem ser desligadas com o celular, entre outras inovações.

Essa conexão entre dispositivos domésticos é chamada de casa inteligente.

Anteriormente, pensávamos que essa tecnologia seria limitada apenas àqueles com muito dinheiro para investir, mas as casas inteligentes estão se tornando cada vez mais acessíveis e populares.

Processos menos burocráticos

Anteriormente, um cliente tinha que ir a uma imobiliária para iniciar um negócio. Mas essa realidade está mudando.

A sociedade encontrou uma nova forma de fazer negócios e ela é feita de maneira online e totalmente dentro da lei.

Portanto, não será mais necessário fazer várias visitas ao local físico e ir muitas vezes ao cartório, tudo pode ser resolvido sem você sair de casa.

Essa nova tendência do mercado imobiliário será uma necessidade nos próximos anos, pois os clientes sempre querem mais comodidade e agilidade.

Projetos sustentáveis

Uma das maiores tendências do mercado imobiliário é o surgimento de projetos sustentáveis, ou seja, aqueles que utilizam energia renovável e limpa.

Assim, essas estruturas ajudam a preservar o meio ambiente e incluem uma forma de reduzir os custos mensais de água e energia elétrica.

Portanto, é justo dizer que as propriedades que investem em automação ganharam destaque no mercado imobiliário.

Não se pode negar que a forma como as pessoas usam as coisas mudou muito nos últimos anos.

Portanto, não concordar com novas mudanças pode causar diversos prejuízos às empresas, pois as pessoas desejam melhorar sua qualidade de vida de forma sustentável, sendo assim, a criação de negócios sustentáveis está aumentando cada vez mais.

Imóveis de qualidade com preços acessíveis

Outra tendência no mercado imobiliário é a popularidade de condomínios com estrutura completa, com facilidades como piscina, academia, playground, entre outros serviços e espaços que favorecem a qualidade de vida dos moradores, principalmente das crianças.

Embora esses condomínios existam há muito tempo, eles estão se tornando cada vez mais populares e não estão mais limitados a propriedades de luxo.

Assim, é possível encontrar projetos com preços acessíveis e uma estrutura diferenciada.

Flexibilidade

Por fim, a situação atual do país mostra que é hora de criar oportunidades para evitar o problema causado pela pandemia.

Por isso, uma prática forte no mercado imobiliário é flexibilizar as condições para facilitar o fechamento de contratos.

Lembrando que essa flexibilidade deve ser sempre acordada e registrada entre todos os envolvidos.

Agora que você conhece as principais tendências do setor, pode pensar sobre investir em imóveis.

O que você pode ter certeza é que investir em imóveis no Brasil é uma forma de construir uma reserva de valor.

Basicamente, se bem-feito, é um investimento com retorno tangível.

Fonte: regionalzao.com.br