Aluguel residencial corrigido pelo IGP-M pode ter reajuste de 1,86% em março

Fator de atualização é divulgado mensalmente pelo Secovi-SP

Com a divulgação do resultado do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em fevereiro, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis do Estado de São Paulo (Secovi-SP) divulgou o fator de atualização para reajustes contratuais corrigidos pelo índice em março.

Considerando que o IGP-M é uma das correções mais utilizadas em contratos de aluguéis residenciais, o Secovi-SP, para facilitar o cálculo do locatário, divulga o valor pelo qual o aluguel deve ser multiplicado, e, assim, determinar a atualização dos pagamentos para aquele mês.

Em fevereiro, o IGP-M registrou uma variação negativa de 0,06%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), acumulando alta de 1,86% em 12 meses. Assim, o aluguel residencial em andamento, com aniversário em março e correção pelo IGP-M, poderá ter correção de 1,86% em seu valor.

Para atualizar um contrato de R$ 2.000,00, por exemplo, que vigorou até fevereiro de 2023, multiplica-se este valor por 1,0186. O resultado (R$ 2.037,20) corresponde ao valor a ser pago no final do mês de março ou no início de abril.

Fonte: AECweb