Mercado imobiliário de Fortaleza prevê alta de 5% nos preços

Durante a apresentação dos resultados do mercado imobiliário no primeiro trimestre deste ano, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias, projetou um aumento de pelo menos 5% nos preços dos imóveis a serem lançados em Fortaleza ao longo de 2024. Essa tendência de alta, segundo Patriolino, deve ser observada tanto na Capital quanto na Região Metropolitana de Fortaleza.

O presidente do Sinduscon-CE atribui esse aumento principalmente ao custo do aço, que, durante a pandemia, teve uma alta na oferta disponível, situação que vem se normalizando ao longo do tempo. No entanto, Dias ressaltou que esses números podem ser revisados devido a dois fatores principais.

O primeiro é a progressiva queda na taxa básica de juros no Brasil, a taxa Selic, que desde agosto do ano passado reduziu 2,5 pontos percentuais, com tendência de queda ainda maior nos próximos meses, reaquecendo o mercado imobiliário. Além disso, a disponibilidade de crédito para os consumidores também pode influenciar os preços dos imóveis. Programas como o Entrada Moradia Ceará e o Minha Casa, Minha Vida, devem trazer certo impacto nesse sentido.

Apesar da perspectiva de alta nos preços dos imóveis em 2024, a tendência dos próximos lançamentos segue a trajetória que vem desde a pandemia. Primeiro com empreendimentos de “altíssimo padrão”, representados pelos empreendimentos de luxo, depois os econômicos e agora as moradias para as classes média e alta.

O Valor Geral de Vendas (VGV) subiu consideravelmente em Fortaleza nos três primeiros meses de 2024, com uma alta de 35,3% em comparação com o quarto trimestre do ano passado. O salto foi de R$ 833 milhões para R$ 1,12 bilhão.

Fonte: Divulgação