Plataforma digital ajuda corretoras de imóveis a reduzir custo e tempo por meio de realidade virtual
Por meio de uma parceria com a Samsung Brasil, a startup Banib permite às corretoras de imóveis alugar ou adquirir óculos e câmeras de realidade virtual para mostrar a seus clientes a área interna dos imóveis em um ângulo de 360°, reduzindo custo e tempo com visitas.
Com isso, a plataforma digital lançada há apenas dois meses pretende fechar o ano com 50 imobiliárias em sua carteira de clientes.
A empresa nascente surgiu com outro nome, Stratos360. Com equipamento próprio, importado da China, prestava serviços de imagem em 360° para pessoas físicas e empresas, que podiam publicar vídeos e fotos de shows e eventos, por exemplo, em redes sociais e em outras plataformas.
A equipe atraiu a atenção da Samsung ao apresentar um projeto de realidade virtual no Programa de Promoção de Economia Criativa Samsung Anprotec, promovido pela multinacional em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa (CCEI). A Banib ficou entre as 12 selecionados e recebeu um aporte financeiro de valor não revelado.
Com a parceria, a Banib conseguiu mudar seu modelo de negócios. Agora a empresa tem acesso aos óculos de realidade virtual Gear VR e à câmera de fotografia em 360° da Samsung. Com equipamento mais adequado que o anterior, que era pesado e com fios, oferece novos serviços de maneira mais rápida para as corretoras de imóveis.
Segundo a diretora de Marketing da Banib, Luciana Silva, a empresa focou suas vendas no mercado imobiliário por acreditar que há uma grande demanda por parte das corretoras. A Banib oferece pacotes de R$ 1,00 até R$ 0,10 por foto – quanto mais imagens solicitadas, menor o valor unitário. Depois de adquirir um plano, a imobiliária pode utilizar cerca de dez fotos por imóvel. “Se um corretor utilizar, por exemplo, dez fotos para mostrar uma residência e conseguir vender este mesmo imóvel, ele recupera esse crédito que adquiriu no plano”, acrescenta.
As novas soluções são o Banib Rent, serviço de aluguel do equipamento, para o cliente fazer o processo das fotos; Banib Conecta, referente à compra do kit que contém a câmera da Samsung com fotos de 360º, tripé e celular, com o material sendo publicado na plataforma da Banib após o procedimento; e o Banib Studio, com a possibilidade de contratação da equipe da Banib para realizar o trabalho.
A empresa, que tem sede em Sorocaba (SP), atualmente passa por um período de incubação no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP). O faturamento não foi revelado.
Aproximação
Para a Samsung, o acordo com a Banib é parte de um amplo movimento de aproximação com empresas nascentes. “Por meio de parcerias com as startups, a Samsung busca promover acesso a novos modelos de negócios e novos mercados, além de identificar tecnologias emergentes”, diz o gerente sênior de inovação da Samsung Latin America, Eduardo Conejo.
Ele afirma que o mercado imobiliário vem passando por momentos de transição para ferramentas tecnológicas, e que a Banib tem uma alta escala comercial no setor. “O que antes era muito ligado ao mundo dos games agora está sendo aplicado em diversas atividades do cotidiano. Hoje, já é possível incrementar a experiência das pessoas em temas ligados à educação, aos esportes, à saúde, de forma geral”, avalia.