Venda de imóveis tem crescimento de mais de 30% em 2019 no Amazonas

Aumento percentual é equivalente a R$ 814 milhões em relação à 2018, quando faturamento foi de R$ 603 milhões.

O mercado imobiliário teve um crescimento de vendas de 35% durante o ano de 2019, segundo dados apresentados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), nesta terça-feira (4). Segundo a Associação, o aumento percentual é equivalente a R$ 814 milhões. No ano anterior, o faturamento foi de R$ 603 milhões.

O setor, segundo a Ademi-AM, vem se recuperando desde que foi afetado pela retração econômica, mas a confiança do comprador, junto de juros mais baixos e a economia voltando a aquecer, o mercado cresce gradativamente no Estado.

Segundo os dados da pesquisa feita pela Ademi-Am, em 2019, a indústria imobiliária local faturou cerca de R$ 814 milhões em vendas de imóveis, em comparação ao ano de 2018 que faturou R$ 603 milhões, e em 2017 R$ 517 milhões.

O presidente da Ademi-AM, Alba Maximo, fez projeção otimista para o setor de crescimento para o Amazonas para 2020 de 23%, ou seja, a expectativa para ele é que o mercado feche o ano com R$ 1 bilhão.

“Estamos bastante otimistas, tínhamos feito no início do ano passado uma projeção de 32% e crescemos 35%. Para 2020 estimamos Um crescimento de 23% e um faturamento líquido de R$ 1 bilhão”, comentou.

O distrato que é o acordo pelo qual as partes põem fim a um contrato de venda de imóvel também vem caindo. Em 2017, 47% de vendas voltaram para o mercado. Em 2018, caiu para 35% e 2019 fechou em 25% de distrato.

O dado, segundo a Ademi-AM, representa um pouco mais de R$ 1 bilhão de reais de vendas em 2019, 25% foram distratadas, restando assim um valor de R$ 814 milhões do valor líquido.

Empreendimentos lançados

Ainda segundo a pesquisa, em 2019 foram lançados 10 empreendimentos, já em 2018 foram 6. No segundo semestre de 2016 até o quarto trimestre de 2017, foram lançados na cidade de Manaus 6 empreendimentos, com um total de 2.490 unidade.

A partir do segundo trimestre de 2018, o número de lançamentos se intensifica, fechando o quatro trimestre de 2019 com 16 empreendimentos lançados, com um total de 4.841 unidades.

Vendas

Desde o ano passado, o trimestre com mais vendas era o primeiro de 2016 com 644 unidades, mas foi ultrapassado pelo quarto trimestre de 2018 em que foram vendidas 839 unidades. Em segundo lugar está o terceiro trimestre de 2018 com 834 unidades vendidas.

No 4º trimestre o bairro com a maior venda sobre oferta (VSO) de unidades residenciais foi o Lírio do Vale com 86,7%. Devido ao saldo final com vendas negativas, o bairro com menor VSO líquido foi o Tarumã-Açu com – 2,9%.

Segundo o diretor da CII (Comissão da Indústria da Imobiliária) da Ademi, Henrique Medina, 2019 foi um ano relevante para o mercado imobiliário, pois além do aumento nas vendas, também houve um crescimento de 30% de produtos lançados.

“Em anos anteriores, os produtos mais vendidos eram do programa “Minha Casa, Minha Vida”, por serem produtos mais baratos e primeira moradia. Em 2019, já percebemos uma mudança. Os produtos convencionais foram maiores”, ressaltou Medina.

Produtos do “Minha casa, Minha vida” tiveram um aumento de vendas de 8% em comparação a 2018. No entanto o destaque maior é para o aumento de 77% de vendas dos produtos convencionais, que são imóveis que não recebem subsídio do governo.

“É um numero para ser comemorado, já que o estoque começa a ser modificado e novos produtos são lançados no mercado” analisa Medina.

Fonte: g1