Visitas virtuais por imóveis estão se tornando tendência na pandemia
O uso de imagens em 360° e realidade aumentada estão aproximando os consumidores dos imóveis, mesmo em meio à distância física
Se mudar para um novo lar não é uma tarefa simples. Ter que visitar inúmeras propriedades ou tentar visualizar como ficaria a casa dos sonhos em um terreno vazio são desafios que fazem parte deste processo. No entanto, em meio à pandemia, esse passo a passo passou por grandes mudanças.
Graças à tecnologia, é possível afirmar que a compra e venda de imóveis está se tornando mais simples. Um dos fatores que contribuem é a utilização de realidade aumentada e imagens em 360° para garantir ao futuro proprietário um tour virtual de qualidade pelos imóveis disponíveis no mercado.
2020 foi marcado por um forte avanço do mercado imobiliário brasileiro, com alta anual de 9,8% nas vendas, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Este aumento, causado pela reconexão com o lar, foi caracterizado também por uma transformação na forma de buscar novas propriedades. Afinal, para manter o distanciamento social e evitar a propagação do novo coronavírus, o uso da tecnologia se tornou mais do que bem-vindo.
“A pandemia fez com que quem tinha medo de comprar pela internet, precisasse ganhar coragem. Na parte de vendas, o comerciante que não estava online antes, precisou ficar para conseguir fechar negócios”, explica Douglas Costanzo, proprietário da FD Fotografia, em entrevista à Casa Vogue. A empresa, especializada em fotos e vídeos corporativos, ingressou no mercado de passeios virtuais por imóveis com o intuito de aproximar os consumidores das propriedades, mesmo que em meio à distância física.
Como funciona uma visita virtual?
Voltada para corretores, engenheiros e arquitetos, a ferramenta desenvolvida pela FD Fotografia utiliza imagens em 360° para transportar os clientes a uma experiência virtual dentro de um imóvel.
Para permitir que os visitantes possam conversar com o profissional responsável pela venda, como ocorre em uma visita presencial, a plataforma funciona por videoconferência: as telas são sincronizadas entre todos os participantes e cada um deles possui um canal de vídeo e áudio. Assim, os clientes podem passear pela propriedade enquanto são acompanhados por um corretor, por exemplo, e tirar possíveis dúvidas ao longo do tour digital.
O passeio, que pode ser realizado em imóveis concluídos ou em projetos em desenvolvimento, é produzido por meio de recursos que não bloqueiam a visualização do teto ou de parte do chão. Além disso, as câmeras e tripés são digitalmente retiradas das imagens para permitir que o comprador veja apenas o que estará no imóvel ao comprá-lo.
Há ainda um recurso pensado para tornar as visitas digitais de imóveis decorados uma fonte de renda para as construtoras. Isso ocorre por meio de pontos de venda específicos dentro da ferramenta, que permitem que os compradores selecionem um objeto da propriedade decorada e sejam direcionados para a loja virtual responsável por aquele produto. Ficou curioso? Neste link é possível conferir uma demonstração de um tour por um imóvel decorado realizado pela empresa.
Tecnologia para visualizar imóveis antes da construção
Além de otimizar o processo de visitação a um imóvel, a tecnologia também permite que os compradores visualizem e transitem pela casa dos sonhos antes mesmo do início da construção. Esta é a proposta da InstaCasa, uma plataforma pensada para mostrar diferentes formas de como um imóvel pode ser construído no momento da venda de um lote.
“O corretor insere na plataforma qual lote está sendo negociado e ela analisa as dimensões, declividade e a legislação construtiva, e apresenta uma enorme diversidade de modelos de casas compatíveis”, explica o CEO da empresa, o arquiteto Maurício F. Carrer.
A ferramenta utiliza realidade aumentada para auxiliar o cliente a entender como a propriedade ficará no futuro. Para isso, os loteadores contratam a plataforma e, inicialmente, apresentam o perfil do público-comprador e as características do terreno. É por meio deste detalhamento que a empresa desenvolve projetos com diferentes estilos, que podem ser adequados às demandas dos clientes após a compra do lote.