Bancos digitais: saiba por que 1,2 milhão de contas já foram abertas no Ceará
Em pouco mais de cinco anos, desde que começaram a operar, os três principais bancos digitais do País saíram praticamente do zero para uma carteira de aproximadamente 1,2 milhão de clientes no Ceará.
O Nubank, por exemplo, maior banco digital independente do mundo, tem mais de 20 milhões de clientes, dos quais 800 mil apenas no Ceará, o equivalente a 4% do total. Enquanto o Banco Inter tem 5% de sua base de clientes no Estado, totalizando 183 mil clientes, e o Banco Original tem cerca de 200 mil correntistas cearenses.
Para o economista Lauro Chaves, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o crescimento dos banco digitais se deve sobretudo à crescente confiança dos usuários nesse tipo de plataforma.
“Além da comodidade de realizar as transações bancárias por meio do smartphone e de oferecer serviços mais baratos do que os bancos tradicionais, o que se viu foi um crescimento da confiança da sociedade em geral nessas instituições financeiras.
“Até pouco tempo atrás, havia temor, principalmente, quanto a segurança, mas com o tempo isso mudou”.
27% DOS CLIENTES CEARENSES DO NUBANK NUNCA TINHAM TIDO CARTÃO DE CRÉDITO
Segundo um levantamento realizado pelo banco digital Nubank, 4% dos clientes cearenses nunca tinha possuído uma conta bancária antes de abrir a NuConta, conta digital da fintech. E 27% dos clientes no Estado nunca tinham tido cartão de crédito antes na vida, antes de aderir à instituição.
“A tendência é que esses bancos tenham cada vez mais clientes, mas os bancos tradicionais já estão acompanhando essa tendência, o que vai aumentar a concorrência ainda mais e beneficiar o consumidor”, diz Chaves.
Fonte: diariodonordeste