Construção civil é a que mais contribui na geração de empregos
Pelo quarto mês consecutivo, o setor da Construção Civil fechou em alta, com média positiva na abertura de vagas e boa contribuição para a recuperação do mercado de trabalho em Ribeirão Preto.
O cenário foi divulgado nesta quarta-feira (21), por meio de um estudo do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.
Só em outubro, 242 cargos com carteira assinada foram criados pelas construtoras, liderando o levantamento e apresentando variação de 2,22% em relação ao saldo de admissões e desligamentos.
A porcentagem é maior que os números registrados e somados pela segunda e terceira área de atuação que mais cresceu no município: a agropecuária teve elevação de 1,10% neste período e o comércio, 0,47%. Apenas os Serviços Industriais de Utilidade Pública fecharam em baixa, com -1,96%.
No total, 8.062 pessoas foram demitidas nesses 31 dias, 7.305 contratadas e 757 novas vagas foram criadas.
O resultado, ainda segundo o Ministério do Trabalho, é praticamente equivalente ao de outubro do ano passado, quando 7.208 pessoas foram demitidas, 6.452 contratadas e 756 novas vagas criadas.
O setor da Construção Civil, no entanto, estava em queda na época, com saldo negativo e variação de -0,91% nas estatísticas. De julho de 2018 até a última divulgação de dados, o setor se manteve positivo em Ribeirão Preto.
Fonte: Obra 24horas