Índice de Confiança aponta alta do otimismo entre industriais de SP
Melhora da avaliação da economia brasileira é a principal responsável pela alta da confiança expressada por industriais em SP
Os industriais paulistas estão mais otimistas em setembro. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial de São Paulo (ICEI-SP), divulgado nesta terça-feira (17/9) pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), que fechou setembro em 50,9 pontos.
O aumento de 1,5 ponto em comparação a agosto (49,4 pontos) sinaliza uma mudança do pessimismo para otimismo. A melhora da avaliação da economia brasileira é a principal responsável pela alta da confiança: tanto a avaliação das condições atuais quanto as expectativas da economia brasileira se tornaram menos negativas.
O índice é resultado da pesquisa mensal Sondagem Industrial, que ouviu executivos de 1.207 empresas, sendo 488 de pequeno porte,
441 de médio porte e 278 de grande porte, sobre as condições atuais gerais da economia brasileira, do estado de São Paulo e de sua empresa, além da expectativa para os próximos seis meses.
Assim como aconteceu em agosto, os industriais paulistas das empresas de médio porte são os mais otimistas, com 54,0 pontos. As empresas de pequeno porte registram 49,4 pontos e as grandes 49,8 pontos.
Para os próximos seis meses os empresários industriais paulistas sinalizam otimismo, com o registro de 52,4 pontos do indicador em setembro. Entre os componentes das expectativas, as condições da empresa (55,2 pontos) e as condições da economia brasileira (53,3 pontos) sinalizam otimismo, ao se manterem acima da linha dos 50,0 pontos.