Produção industrial brasileira cresce em maio

Esse é o quarto resultado positivo consecutivo, segundo a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE

A produção da indústria brasileira cresceu 0,3% em maio deste ano. O resultado, que consiste na quarta elevação consecutiva para o índice, foi apurado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) e divulgado na última terça-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do resultado positivo, o parâmetro geral ainda não é favorável. Isso porque o crescimento de 0,3% ainda não foi suficiente para compensar duas quedas impactantes para o setor: a perda de 1,9% sofrida em janeiro, ou o declínio de 1,1% no período pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Ainda assim, a comparação com maio de 2021 é positiva: os dados registraram crescimento de 0,5% da indústria, e, na média móvel trimestral, o crescimento foi de 0,4% — uma conduta diferente dos resultados apontados nas taxas acumuladas do ano e de 12 meses, que tiveram declínio de 2,6% e de 1,9%, respectivamente. Até o momento, o setor registra níveis 17,6% menores que o nível recorde alcançado em maio de 2011.

De abril para maio, 19 das 26 atividades industriais pesquisadas tiveram alta na produção, com destaque para máquinas e equipamentos (7,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), produtos alimentícios (1,3%), couro, artigos para viagem e calçados (9,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,5%). Por outro lado, sete atividades tiveram queda no período: as indústrias extrativas (-5,6%) e outros produtos químicos (-8,0%).

Fonte: AECWeb