Startup muda a relação entre clientes e fornecedores do setor de construção
Prospecta Obras desenvolveu um algoritmo capaz de mapear as quase 500 mil obras em andamento no Brasil e está expandindo por meio de franquias
Embora seja um dos segmentos mais importantes para o PIB – Produto Interno Bruto do Brasil, o setor de construção civil ainda é carente em inovações.
Em especial no comércio, figura até hoje o bom e velho balcão das lojas de materiais de construção à espera dos clientes.
Pois foi para romper essa lógica, que nasceu a Prospecta Obras, uma startup visa revolucionar esse segmento de mercado.
Aos 13 anos de idade, Wanderson Leite, o fundador da empresa, foi trabalhar em uma fábrica de lajes em Cabreúva, interior de São Paulo. Em 2008, enquanto cursava administração de empresas, começou a trabalhar em uma loja de móveis planejados. Ali, seu desafio diário era atrair novos clientes.
“Percebi que era preciso mudar aquele velho hábito de esperar os clientes irem até a loja. O mais óbvio seria ir até eles, onde quer que eles estivessem”, lembra. A dificuldade era descobrir onde estavam esses potenciais clientes.
Entusiasta de novas tecnologias, Leite desenvolveu um sistema de captação de obras, capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região.
Usando um software de gestão e geolocalização, reuniu todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja.
Em pouco tempo, seu novo sistema havia se tornado uma poderosa ferramenta, levando a loja a aumentar as vendas em 300%.
“Foi um sucesso tão grande que resolvi levar a ideia adiante. Em 2010, a Propecta Obras já atuava em mais de 30 cidades do estado de São Paulo”, afirma.
Logo, o sistema se mostrou capaz de revolucionar o tão tradicional segmento de construção civil.
“Acredito que a grande sacada foi entender como a tecnologia estava mudando o mundo. Os hábitos de consumo e relacionamento mudaram. O que a Prospecta faz é aproximar as empresas de seus clientes na era digital”.
O sucesso foi tão grande que, desde 2013, a empresa se tornou franquia. “Embora seja uma plataforma tecnológica, entendemos a importância do relacionamento humano. Nossos quase 50 franqueados fazem com que a Prospecta fique mais próxima dos clientes, tirando o melhor proveito possível da plataforma”, argumenta Leite. A empresa já está presente em mais de 700 municípios.
Hoje, a Prospecta faz mapeamento e acompanhamento de obras em todo o território nacional.
“Atualmente, são quase 500 mil obras em andamento no país, mas esse número oscila frequentemente. Nosso papel é, por meio de Big Data, entregar aos nossos clientes, informações precisas sobre essas obras para que eles possam oferecer seus produtos e serviços em cada fase da obra”.
E, no intuito de também ajudar quem está construindo ou reformando, a empresa criou o EuConstruindo.com, um portal para que qualquer pessoa solicite um orçamento.
“Sentimos que, muitas vezes, o cliente também tem dificuldade para solicitar orçamentos de forma rápida e precisa. Resolvemos oferecer para ele uma solução capaz de simplificar as suas obras”, destaca.
Fonte: ALEC