Construção Civil tem destaque na economia geral brasileira
No segundo trimestre de 2024, o segmento registrou um crescimento de 3,5%.
A construção civil se destacou como um dos setores econômicos brasileiros mais promissores nos últimos meses. O segmento teve um crescimento de 3,5% no segundo trimestre de 2024 – de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu mais recente levantamento. O crescimento ganhou ainda mais evidência quando comparado ao avanço geral da economia brasileira. De acordo com o mesmo levantamento, esse avanço foi de 1,4%.
Dentre as principais razões para esse crescimento está o aquecimento do setor. O programa Minha Casa Minha Vida é um dos responsáveis por trazer à tona a alta demanda do segmento. Com isso, a geração de empregos e até mesmo as obras de reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul refletiram nesse índice.
Para o futuro, o Índice de Confiança do Empresário da Construção se mantém alto e as projeções positivas.
“Uberlândia é a cidade que mais lança e mais vende imóveis no Brasil em números absolutos há vários anos” – Pedro Spina, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP).
Há otimismo pairando nos investimentos e atividade de construção civil, especialmente em cidades como Uberlândia, que – segundo dados do IBGE – é a cidade que lidera o ranking de lançamentos e vendas de projetos imobiliários.