Especialista confirmado no Construsummit recomenda apostar na simplicidade

A inovação na construção civil é um tema que vem sendo cada vez mais estudado e debatido. Empresas do setor têm investido tempo e dinheiro para, principalmente, aumentar a produtividade na indústria. Esse movimento vai desde os escritórios de projeto até o canteiro de obras.

O site Buildin realizou uma entrevista  com o professor Marcelo Nakagawa, que leciona Empreendedorismo e Inovação no Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan. Ele é um dos destaques do Construsummit, evento organizado pelo Buildin e que vai discutir como a tecnologia e a inovação impactam no setor da construção. Nakagawa também é coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação e é membro do Conselho Consultivo da ‘Anjos do Brasil’, do Conselho Executivo de Inovação da Cyrela Commercial Properties, além de colunista da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, do Estadão PME e colaborador da Exame PME.

Confira os principais assuntos da entrevista:

O que é inovação
A palavra inovação precisa ser vista em quatro contextos distintos para ser compreendida. O primeiro ponto é que, no dia a dia das pessoas, qualquer novidade é inovação. Também vale ressaltar que dentro das empresas há definições próprias para isso. Em todo caso, é necessário estabelecer indicadores e metas.

O terceiro contexto diz respeito à captação de recursos: é preciso respeitar a definição que cada instituição tem sobre inovação. Por fim, do ponto de vista legal, há a Lei do Bem (11.196/05) que afirma: inovação tecnológica é a “concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado”.

O papel da inovação na construção
Na construção, a inovação pode ser entendida a partir de pontos de vista distintos. Para as empresas, ela serve para criar novas vantagens competitivas. Isso se dá, por exemplo, com a economia na mão de obra por meio do uso de tecnologias como contrapiso autonivelante ou impressão 3D.

O impacto no sistema, por sua vez, tem a ver com novas soluções, plataformas e processos construtivos. Nesse sentido, a inovação pode melhorar questões relacionadas a diversos aspectos, como a segurança do trabalhador e o desperdício de materiais.

O papel da inovação sobre o cliente final se dá em novas e melhores experiências, com a possibilidade, nesse caso, de acompanhar, em tempo real, a construção do seu apartamento, para que ele veja como é feito.

A relação entre inovação e o sucesso das empresas
Os padrões de competição que determinam a capacidade de uma empresa ter sucesso em um ambiente inovador. Afinal, não é mais possível competir por custo, qualidade ou velocidade de construção. Da mesma maneira, também já não se consegue competir com base na customização.

Surge, portanto, um novo campo de batalha, no qual é possível se diferenciar pela inovação para ter sucesso. É justamente aí que acontece a inovação na construção.

Mudança de mindset
Para promover inovação na construção, é preciso conciliar processos com com o  mindset da indústria da construção. A sugestão é começar a inovar por meio da resolução de problemas de curto prazo, principalmente visando à redução de custos.

A grande dificuldade se dá porque as empresas buscam inovações disruptivas. O problema é que isso envolve muito mais risco. Logo, as empresas visam a um retorno maior sobre o investimento. E essa recompensa demora a chegar.

É recomendável começar por inovações mais simples e incrementais. Na prática, isso significa buscar redução de custo e aumento da produtividade em alguns aspectos. Assim, torna-se possível mostrar à empresa os retornos potenciais.

Construsummit
Confira a entrevista completa com Marcelo Nakagawa no BuildIn. No site, você também pode ver as aplicações de inteligência artificial e dispositivos móveis para inovação na construção. Não deixe de se inscrever no Construsummit.Clique aqui e aproveite os últimos ingressos do lote com preços promocionais.

Fonte: CBIC