O que é construção enxuta e dicas para aplicar

Você já deve conhecer o termo “construção enxuta”, que há muitos anos transita no setor daconstrução civil. Mais do que ouvir falar, no entanto, é  recomendável que empreendedores gestores, engenheiros, arquitetos, conheçam e adotem seus princípios.

Afinal, vamos convir, a situação do mercado continua bastante complicada, não é mesmo? A recuperação da economia está sendo muito lenta e ainda há muita indefinição no horizonte.

Sendo assim, as empresas precisam usar todas as estratégias possíveis para reduzir custos, ganhar eficiência e produtividade, como se propõe a construção enxuta.

Mas você deve estar querendo saber o que ela significa, exatamente, e como funciona. Siga a leitura que vou explicar isto para você, da forma mais objetiva possível.

Lean construction

A construção enxuta, também conhecida como lean construction, aplica uma filosofia de produção que ajuda as construtoras a melhorar muito seus processos. Ela traz, quando bem aplicada, uma notável otimização de tempo e economia de materiais.

Também organiza e estabiliza a produção, previne situações prejudiciais ao andamento das atividades e identifica as principais causas de desperdício.

Neste aspecto, aliás, poucos setores são tão problemáticos quanto a construção civil. Desorganização no canteiro, desperdícios e atrasos são dores-de-cabeça constantes dos gestores.

Para fazer frente a isso os idealizadores da construção enxuta adotaram a metodologia que vinham sendo aplicada com sucesso na indústria automobilística japonesa.

Práticas da Toyota

Mais precisamente, observaram a filosofia que a Toyota colocou em prática, diante das dificuldades que o país enfrentava, após a Segunda Guerra Mundial. Era preciso aumentar a produção e ganhar lucratividade, com o mínimo de consumo de material e eliminar perdas.

Ao contrário do sistema de produção em massa do Fordismo/Taylorismo, que utiliza grandes estoques, a Toyota adotou técnicas de produção perfeitamente ajustadas à demanda.

Isto se deu mediante duas filosofias: a gestão da qualidade total (TQM, sigla em inglês) e o just in time ou “tempo exato’.

Vamos falar um pouco mais sobre elas, porque são muito importantes.

Qualidade total e just in time

A qualidade total pressupõe minimizar os erros ao máximo e entregar o melhor  produto possível. O just in time, por sua vez, determina que tudo deve acontecer no momento certo.

Na qualidade total, todos os componentes do processo produtivo precisam estar bem alinhados, operando em total sincronia. Devem trabalhar focados na busca permanente do erro mínimo, para a entrega do produto perfeito, com a qualidade que agrade o consumidor/cliente.

É dessa maneira que a TQM aumenta a produtividade, reduz custos e aperfeiçoa a cadeia de produção da empresa.

Just in time

Já o just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.

Com esta mentalidade, o produto ou a matéria-prima só chega para ser usado no momento exato em que for necessário. Isto significa que não existe estoque parado

Nas fábricas, o conceito está relacionado à produção por demanda. Primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.

O volume de matéria-prima disponível no local é mínimo, para poucas horas de produção. Isso requer fornecedores aptos a realizar entregas de pequenos lotes com a frequência necessária: a quantidade certa, na hora certa.

Com menos estoques diminuem os custos com armazenamento, perdas por ociosidade, desperdício, deterioração, roubo, etc.

Fonte: Sienge