Pandemia impulsiona novas tendências na construção civil
Digitalização dos processos, integração vertical, e uso de pré-fabricados estão em alta no setor
Na contramão da economia, o setor de construção civil teve um boom generalizado ao longo do último ano, marcado pela pandemia – contratou 37% a mais e tem projeção de crescimento de 4% para 2021, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).
E nesse período, a digitalização dos processos, integração vertical, inovação nos sistemas de construção, foco em sustentabilidade e aumento de construções pré-fabricadas, tornaram-se tendência.
Para Ricardo Panhan, CEO da Protendit, a transformação digital imposta pelo período pandêmico influenciou em todos os setores, inclusive na área de construção civil.
“Os profissionais da área têm utilizado muito mais ferramentas de colaboração digital, priorizando a sustentabilidade e principalmente formatos que demandem menor geração de resíduos e mais rapidez na conclusão”, afirma.
Uma das tendências da construção civil que refletem esse panorama apontado pelo especialista é o crescimento de construções que utilizam estruturas pré-fabricadas.
“Eles já estavam em alta antes da pandemia, mas vimos crescer ainda mais a procura. São materiais mais sustentáveis e com menos desperdícios”, afirma Panhan.