Setor da construção e mineração podem sofrer com impactos das chuvas
Entidades de monitoramento climático emitem alertas para setor com atividades a céu-aberto
A Climatempo Construção e Mineração anunciou que os próximos dias serão marcados por condições climáticas adversas, havendo grande possibilidade de impactar os setores que trabalham a céu-aberto.
Com grandes mudanças no tempo e uma frente fria a caminho, a segunda quinzena do mês de maio promete chuva intensa em muitas áreas do centro-sul do país.
Além disso, o risco de temporais foi descrito como elevado na costa norte do Brasil, pelo menos até a próxima semana. A entidade ainda alerta para o risco de chuva com grandes volumes e muitos raios na região citada. O deslocamento da frente fria prevê rajadas de vento até na Região Sudeste do país — sobretudo, em São Paulo, Minas Gerais (na Zona da Mata Mineira), Belo Horizonte, interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
As rajadas de vento podem alcançar 60km/h em algumas regiões do centro-sul do Brasil, apresentando perigo para ambientes desprotegidos. As áreas costeiras devem sentir rajadas mais intensas. O período entre quarta (18) e quinta-feira (19) deve ser marcado por ventos intensos entre o litoral de Santa Catarina, São Paulo e o Rio de Janeiro.
A Climatempo utiliza o SMAC para calcular as condições climáticas nos períodos subsequentes. A plataforma é uma opção indicada para aumentar o ganho operacional das empresas, evitar perdas devido ao mau tempo e garantir a segurança dos trabalhadores em campo. Os alertas são georreferenciados e enviados com até 1h de antecedência, para chuva, raios e vento forte.