Sobratema estima encerramento de 2018 com crescimento de 40%

Segundo estudo da associação, total de equipamentos deve ser de 11,6 mil unidades, contra 8,3 mil em 2017

O início de recuperação no mercado de equipamentos para construção já começou. De acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, as vendas de equipamentos da linha amarela – movimentação de terra – devem crescer 40% em 2018 ante 2017, totalizando 11,6 mil unidades comercializadas neste ano contra 8,3 mil unidades no ano anterior. O estudo foi apresentado no evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, realizado ontem (8/11), em São Paulo.

Nesse segmento, as vendas de retroescavadeiras devem ter uma expansão de 51% em 2018, chegando a 3,15 mil unidades comercializadas. A estimativa é que as pás carregadeiras tenham uma alta de 42% nas vendas bem como as escavadeiras hidráulicas alcancem um percentual de crescimento de 30%.

O Estudo Sobratema também estima as vendas de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão é de alta de 40% neste ano. Já na categoria “demais equipamentos”, que contempla guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas aéreas, tratores de pneus pesados, e gruas torre, a expectativa é que o aumento chegue a 25% neste ano. As plataformas aéreas devem obter a maior elevação com 43%.

Somada todas as categorias – linha amarela, demais equipamentos e caminhões rodoviários –, as vendas totais de máquinas para construção devem crescer 38% em 2018 em comparação a 2017. No total, serão 17,8 mil unidades comercializadas neste ano contra 12,9 mil unidades no ano anterior.

Esse aumento nas vendas de equipamentos foi ocasionado pela melhoria geral do mercado, pela promoção de um número maior de licitações públicas e concessões e pela estabilidade de outros segmentos nos quais são vendidas máquinas utilizadas pelo setor de construção.

Tendência de alta em 2019

Nesta edição, a Sobratema realizou uma alteração na metodologia para projeção da comercialização de equipamentos no próximo ano, culminando na divulgação de uma tendência do que pode ocorrer no segmento, conforme as expectativas do mercado, a retomada dos investimentos em obras de infraestrutura e as medidas a serem tomadas pelo próximo governo.

Isso significa que as vendas de máquinas podem sofrer uma variação de 3% (crescimento ou diminuição) em 2019 ante os resultados obtidos neste ano. No entanto, na avaliação da associação, o viés para o próximo ano será de alta.

Editado desde 2007, o Estudo retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson.

Destaque Pós-venda

O Núcleo Jovem da Sobratema anunciou ontem (08/11) as marcas melhor avaliadas no “Destaque Pós-Venda 2018 Sobratema”, durante o Tendências no Mercado da Construção. Os homenageados recebem um troféu como forma de reconhecimento e um Selo para utilizar em seus materiais de divulgação.

São elas:

Equipamentos de Concreto (fabricação, transporte e bombeamento): Convicta, Euromecc e Lintec-Ixon
Equipamentos de Perfuração: Atlas Copco, Air Service e Sandvik
Equipamentos de Terraplenagem: Caterpillar Brasil, JCB e New Holland Construction
Equipamentos para Trabalho em Altura e Empilhadeiras: Caterpillar Brasil, JCB e Terex (Genie)
Nesta quarta edição, os profissionais, especialistas e empresas usuárias de equipamentos avaliaram o desempenho dos fabricantes de máquinas em soluções de pós-venda entre os meses de julho e outubro. Foram analisados seis quesitos: localidade e a estrutura de pós-venda da marca, facilidade do contato inicial, qualidade no atendimento em campo, entrega técnica e o treinamento de operação, disponibilidade de peças de reposição e se o profissional recomenda a marca avaliada para um amigo.

O Destaque Pós-Venda Sobratema tem o objetivo de contribuir para a evolução contínua do serviço e do atendimento de pós-vendas de equipamentos nas áreas da construção, infraestrutura, mineração, florestal, agronegócio e industrial, prestigiando as ações, atividades e investimentos desenvolvidos pelos fabricantes de máquinas.

O Núcleo Jovem da Sobratema é formado por executivos e profissionais de construtoras, pedreiras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores e desenvolveu essa homenagem para estimular a busca pela oferta e manutenção da excelência dos serviços prestados aos clientes pelos fabricantes e distribuidores.

Fonte: ALEC