Assinaturas digitais agilizam processos no mercado imobiliário

Dando continuidade à estratégia de melhoria da experiência do cliente, a MRV já está disponibilizando a assinatura de contratos virtuais. A ferramenta está funcionando há dois meses e várias pessoas já assinaram seus contratos. Esta nova funcionalidade está sendo utilizada para os clientes que se enquadram na categoria de renegociação com a construtora e em breve irá se expandir para os contratos de compra e venda. A iniciativa agiliza o processo de assinatura pelas partes envolvidas e evita impressões de documentos físicos gerando economia e promovendo uma experiência mais sustentável.

A MRV utiliza a plataforma DocuSign, empresa pioneira no desenvolvimento da tecnologia de assinatura eletrônica no mercado americano que atua em cerca de 200 países. O procedimento para a assinatura do contrato virtual é simples e envolve apenas o envio de um e-mail com um link para o usuário acessar o documento. O envio é realizado para cliente e fiador, antes mesmo do atendimento ser finalizado.

Ao acessar a plataforma, o cliente MRV tem acesso ao contrato e só consegue avançar as etapas após passar por todas as páginas do documento, fazendo com que a leitura das cláusulas contratuais se torne obrigatória antes da validação da assinatura virtual. A transação é segura, possui confiabilidade e validade jurídica, além de eliminar custos para o cliente como a autenticação de assinaturas físicas e taxas diversas. O prazo também é amplamente reduzido, sendo que a operação pode ser realizada por desktop, celular ou tablet.

Desde 2001 o Brasil possui uma Medida Provisória que determina que qualquer documento digital tem validade legal caso seja certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP), órgão que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão.

A digitalização dos processos para o cliente pela MRV está ocorrendo de forma pioneira no mercado imobiliário. Já temos várias soluções digitais e estamos preparando uma experiência inédita para a compra de imóveis”, destacou o diretor de Tecnologia da Informação da companhia, Reinaldo Sima.

Fonte: revistaqualimovel