Campanha da Abrecon visa combater o descarte irregular de entulho

Denominada “Você é responsável pelo entulho que gera”, a ação objetiva, ainda, promover a adoção de matérias-primas sustentáveis e ecológicas no setor

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) lançou uma campanha que visa combater o descarte irregular de entulho a partir da conscientização e a divulgação de informações sobre a gestão correta de resíduos da construção e demolição (RCD). Denominada “Você é responsável pelo entulho que gera”, a ação objetiva, ainda, promover a adoção de matérias-primas sustentáveis e ecológicas no setor.

O descarte irregular de resíduos é resultado de uma série de fatores, entre eles a ausência de políticas públicas, a omissão do poder público e a falta da conscientização de profissionais do setor. Algumas das consequências deste problema são o aumento dos casos de dengue, em virtude de água parada; atração de ratos, baratas, carrapatos e escorpiões; contaminação do solo e do lençol freático, entre outras.

Para evitar este tipo de situação, a Abrecon informa que os geradores de resíduos devem contratar apenas caçambeiro cadastrado e envolvido com a preservação ambiental.  O contratante deve exigir sempre os documentos de cadastro do caçambeiro, como Controle de Transporte de Resíduos (CTR) ou o Manifesto de Transporte de resíduos (MTR).

Além disso, visando facilitar o descarte responsável, a Abrecon criou o Mapa Abrecon, uma ferramenta equipada com um sistema de geolocalização com mais de 300 empreendimentos que recebem e reciclam RCD. A plataforma viabiliza o descarte de entulho e a compra de agregado reciclado.

Abrecon promove também o curso de gestão Integrada “Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho”, que apresenta conceitos atuais sobre o segmento da gestão do RCD.

Fonte: aecweb