Construção modular é uma revolução no setor, diz especialista

Engenheiro descreve como a tecnologia off-site permite a execução de obras em tempo recorde

Hub de conteúdo gratuito voltado para profissionais do setor da construção, a plataforma digital Feiconnect estreou sua versão 2.0 com o novo episódio do programa “Conversas Construtivas”, que mostra como a construção modular vem revolucionando o setor da construção civil.

Para abordar o tema, o programa convidou o engenheiro Ricardo Mateus, fundador da construtech Brasil ao Cubo. O especialista elencou as oportunidades e desafios do modelo, destacando o rápido crescimento de sua empresa, criada em 2016 e que atualmente atende a clientes como a Ambev.

Segundo o executivo, o sistema modular pode revolucionar o setor produtivo nos próximos anos. Tudo por meio da industrialização dos processos, que permite a execução de projetos em tempo recorde.

Entre os projetos já executados pela empresa, Mateus destaca a construção do Hospital M’Boi Mirim, em São Paulo, ainda no início da pandemia, que tinha previsão de entrega em 40 dias, mas foi finalizada em 33 dias.

“Um recorde para uma obra com todas as normativas técnicas”, comemorou o empresário. “O sistema entrega o ciclo completo do empreendimento, desde infraestrutura, paisagismo e pavimentação até a produção dos módulos na fábrica, com transporte, instalação e acabamento”, assegura.

Outro exemplo é o Projeto Level, primeiro edifício de oito pavimentos construído com o sistema modular off-site no Brasil. “Foram produzidos 56 módulos com vidro, porcelanato, esquadrias e demais itens já instalados”, descreveu.

“O prédio foi entregue em 100 dias. Mas acredito que chegará o momento em que será possível concluir um prédio em duas semanas”, cogita o engenheiro.

Fonte: Grandes Construções