Lean Construction como estratégia competitiva para construtoras
A discussão sobre a necessidade de industrialização no setor da Construção Civil ainda é constante. Construir com maior produtividade, mantendo a qualidade, sem gerar desperdícios e retrabalhos, é um grande desafio deste mercado.
Neste ambiente, muitas construtoras têm melhorado seus processos com a aplicação de conceitos de produção enxuta, o chamado Lean Construction na gestão dos seus projetos. Os resultados impactam diretamente na redução de custos e prazos, proporcionando melhores resultados a todos os envolvidos.
De modo geral, um bom planejamento busca estabilidade e otimização de recursos, além de identificar antecipadamente os riscos envolvidos no projeto. Ele possibilita a tomada de ações corretivas de forma rápida e assertiva, minimizando os impactos na linha de produção de uma obra ou durante toda a vida do projeto/empreendimento.
O CTE tem atuado na área de planejamento e gestão de obras juntamente com diversas construtoras do mercado da Construção Civil. Visando complementar este trabalho, e proporcionar a todos os clientes um planejamento ainda mais assertivo, que traga ‘frutos concretos’ ao dono do negócio, o CTE estabeleceu uma parceria com o LIB (Lean Institute Brasil), unindo os conceitos Lean com a experiência e prática no mercado há anos. É uma junção estratégica de competências, que será um diferencial frente a projetos de diversas tipologias.
Em novembro/2019 foi realizado no espaço Casa CTE o Evento: Lean como estratégia competitiva para construtoras, organizado pelo CTE e LIB. Foi um momento de discussão e reflexão, onde também foi possível a troca de experiências com empresas que já vem praticando o conceito Lean em seus projetos e obtendo resultados.
Um novo produto está sendo estruturado, com foco em construtoras que queiram dar o primeiro passo, que tenham decidido iniciar essa jornada sustentável. Empresas que possuam perfil alinhado aos conceitos do Lean, que estejam dispostas a planejar mais e melhor, buscando melhoria contínua em seus processos construtivos, conscientes de que estes serão diferenciais frente ao mercado nos próximos anos. Com isso, será possível obter resultados que impactem em toda cadeia da Construção Civil.
Fonte: cte