Os móveis ideais (e diferentões) para cozinhas compactas

Ter espaços amplos dentro de casa é algo muito importante e cada vez mais raro nos dias de hoje. Por isso, otimizá-los é sempre fundamental.

Em uma cozinha compacta isso não é diferente, pois são tantos aparelhos e utensílios, que, muitas vezes, fica difícil achar lugar para tudo. Existem, no entanto, soluções inteligentes para esse tipo de problema.

Os  multifuncionais são um bom exemplo. Eles são tendência para quem quer gerar espaços mais versáteis. O resultado é expressivo, principalmente em apartamentos de reduzidas dimensões.

Bonitos e funcionais

Vale lembrar que cozinha compacta ou não compacta, de todo modo, é uma área de trabalho. Portanto, a finalidade de seu design deve ser a união entre estética e funcionalidade. E uma ótima maneira de se obter isso é por meio dos móveis não convencionais.

São mesas, armários e outras peças mobiliárias que servem, ao mesmo tempo, para várias funções diferentes e lugares da casa. Isso porque seus inovadores desenhos se adaptam bem a diversas situações – quase como um coringa da decoração de interiores. Não há dúvidas que são peças ótimas para economizar espaços e integrar ambientes, adaptando cada cantinho da casa.

(Caroline Elkis/Viva Decora/Divulgação)

Os arquitetos e outros profissionais criativos têm ousado cada vez mais na criação de móveis desse estilos. Infelizmente, a maioria desse tipo de produto ainda não está à venda em lojas do Brasil. A Equipe do Viva Decora, no entanto, separou dicas valiosas de opções de móveis funcionais para cozinhas como fonte inspiração para todos aqueles que amam a arte de planejar os ambientes. Confira a seguir:

(Kali Arquitetura/Viva Decora/Divulgação)

Camuflados

Em uma cozinha compacta, o que parece um simples armário pode ser uma despensa com várias subdivisões para guardar desde alimentos a produtos de limpeza. Gabinetes de mesmo tamanho podem ter compartimentados em proporções diferentes, ideais para guardar tudo o que for utilizado diariamente. E eles, inclusive, ainda podem esconder grandes aparelhos domésticos, como geladeiras e exaustores.

 (Pedro Tessarollo/Viva Decora/Divulgação)
 Cumpre apenas uma função decorativa, mas quando aberto mostra um mundo de possibilidades. Geralmente, ele é capaz de assumir formatos diferentes e ter inúmeras extensões. Como uma bancada que serve para apoio de pratos, base de corte de alimentos, mesa de refeições e divisor de ambientes. Tudo vai depende do gosto e das necessidades do morador.
Fonte: Obra 24horas