Os principais benefícios de uma gestão de qualidade na obra!
Ter uma gestão de qualidade na obra pode ser a principal diferença entre bons resultados ou projetos deficitários.
Um gerenciamento adequado também oferece muitos benefícios aos projetos, como você vai descobrir lendo este artigo!
Gestão de Qualidade: saiba mais
A Gestão de Qualidade Total nasceu no Japão com o intuito de aprimorar serviços, fidelizar clientes, evitar desperdício, entre outras melhorias.
Espalhando-se pelo planeta, esse conceito passou a ser perseguido por empresas de todos os setores e portes que desejam se manter competitivas em seu mercado de atuação.
Os princípios básicos que norteiam uma gestão de qualidade são:
- Foco no cliente: cliente deve se sentir mais do que bem atendido, deve se sentir encantado;
- Liderança: líderes devem conduzir a equipe rumo à excelência;
- Competência e comprometimento dos colaboradores: todos devem executar suas tarefas de modo eficiente, entendendo que faz parte de um processo;
- Abordagem do Processo: deve ser bem elaborado, executado, constantemente aperfeiçoado;
- Melhoria: nada é tão bom que não possa ser melhorado: eis o lema da qualidade total;
- Decisão pautada em informações: todas as decisões devem se basear em dados, para ser inteligente e gerar melhores resultados – achismo jamais;
- Gestão de relacionamento: envolve o cliente (mesmo após a realização da venda), departamentos, fornecedores.
De modo resumido podemos afirmar que uma gestão de qualidade, inclusive para obras, deve se pautar em:
- dados reais e atualizados que permitam decisões assertivas e estratégicas;
- na correta preparação de todas as pessoas envolvidas em cada etapa do processo – dando-lhes capacitação e autonomia para desenvolver suas tarefas;
- na resolução de erros, evitando que se repitam e comprometam o resultado final.
Na construção civil, as normas NBR ISO 9001 e SIAC/PBQP-H são dois documentos que norteiam a melhoria na qualidade e a modernização do setor, sendo essenciais para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado.
No próximo tópico vamos verificar as muitas vantagens que o gerenciamento com foco em qualidade proporciona às empresas que atuam no setor.
Os benefícios da Gestão de Qualidade em sua obra
Gerenciar com qualidade uma obra significa acompanhar detalhadamente cada etapa dos vários processos que envolvem o projeto: do planejamento à entrega do produto.
Mas esse esforço vale a pena em função do benefícios proporcionados. Vamos conhecer os principais a seguir.
- Aumenta produtividade
A gestão de qualidade prevê a definição e capacitação de funções, levando a um melhor desempenho e facilitando o acompanhamento de processos, corrigindo gargalos e falhas antes que se transformem em grandes problemas.
Trabalhando com conhecimento adequado, os funcionários ganham em concentração e têm maior foco em suas atividades, minimizando o risco de erros e até mesmo de acidentes.
Outro ponto a ser destacado é que esses colaboradores, conscientes de fazerem parte de um processo maior, trabalham melhor em equipe e sentem-se mais motivados – o que leva, ainda, à diminuição de rotatividade.
Todos esses itens, portanto, levam a maior produtividade!
- Proporciona processos mais eficazes
Uma das características da gestão de qualidade é usar a tecnologia para acompanhar e controlar todos os processos da obra, facilitando a localização e solução de falhas que possam comprometer o desenvolvimento do trabalho.
A ausência de um colaborador no canteiro de obras ou a falta de materiais no estoque são dois exemplos clássicos de situações que precisam ser rapidamente identificadas para não ocasionar paradas não programadas e, como consequência, atrasos.
Esse controle também permite:
- acesso a informações corretas, e em tempo real, permitindo decisões mais inteligentes;
- melhorar e agilizar a comunicação entre todas as equipes;
- gerenciar eficazmente o estoque, evitando falta ou excesso de materiais;
- criar uma conexão entre escritório e canteiro de obras;
- controlar a presença dos trabalhadores.
- Reduz custos e evita desperdícios
Como vimos, a gestão de qualidade nas obras permite uma visão abrangente e atualizada de todos as etapas do projeto, bem como de todos os envolvidos. Dessa forma, amplia-se a produtividade, evita-se desperdício – seja de material, de maquinário e mão de obra – e, como consequência, reduz custos.
- Aumenta a participação no mercado
O adequado gerenciamento de riscos e custos, somados à identificação de oportunidades de desenvolvimento, resulta em uma maior participação de mercado. Também reforça a imagem da empresa, que ganha maior capacidade de reagir às oportunidades do setor.
- Conquista a satisfação do cliente
Não podemos esquecer que uma gestão de qualidade leva à entrega de produtos melhores e ao respeito a prazos, gerando maior satisfação do cliente, um dos principais objetivos de toda empresa!
Fica evidente que a gestão de qualidade em obras não é opção: é necessidade! Afinal, em um mercado altamente competitivo, buscar meios de melhorar processos, evitar desperdícios e obter melhores resultados é essencial.
Fonte: cte