Relatório aponta que energia renovável emprega 10 milhões no mundo

Levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável mostra que Brasil está entre os seis países que mais empregam no mercado de energia renovável.

Dez milhões de pessoas no mundo estão empregadas no setor de energia renovável, incluindo hidrelétricas, de acordo com a quinta edição do relatório Renewable Energy and Jobs – Annual Review, lançado na terça-feira (8) passada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês).

Segundo a organização, China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão são os maiores empregadores do mercado de energia renovável do mundo, representando mais de 70% de todos os empregos no setor globalmente. Ainda de acordo com os números, com o processo de descarbonização do sistema enérgico, o setor pode empregar mais de 28 milhões de pessoas até 2050.

Atualmente, a produção de energia fotovoltaica lidera a área renovável, com 3,4 milhões de empregos – somente a China é responsável por 2 terços deles, equivalente a 2,2 milhões de postos de trabalho. Ao seu lado estão Bangladesh, Índia, Japão e Estados Unidos, que juntos por cerca de 90% dos empregos em energia solar fotovoltaica em todo o mundo.

Brasil

O mesmo relatório mostra que no Brasil se destaca o segmento de biocombustíveis, que aumentou 1% em 2017, totalizando 593.400 postos de trabalho. A Irena estima que o Brasil empregou 202 mil pessoas no setor de biodiesel em 2017, 30 mil a mais em relação ao ano anterior.

Já sobre a indústria eólica, o levantamento revela que o setor emprega cerca de 33.700 pessoas na fabricação, construção, instalação, operação e manutenção. Em 2017, a indústria eólica fechou o ano com 12,8 gigawatts (GW) de energia acumulados.

O emprego total em 2017 foi estimado em cerca de 42.000 postos de trabalho, com cerca de 27.500 na indústria transformadora e 14.500 na instalação.

Fonte: ALEC