Santa Cruz do Sul digitaliza processos na área da construção civil
Engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos já podem solicitar serviços da Secretaria de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul de maneira 100% digital, pela internet, sem necessidade de deslocamento até a prefeitura. O atendimento online também vai reduzir o consumo de papel, além de garantir um procedimento mais confiável e ágil.
O software de gestão pública municipal substitui o requerimento feito pelo cidadão e o trabalho de análise realizado pelo servidor de forma física e manual, reduzindo o prazo para aprovação e emissão de documentos. O atendimento físico causava demora na liberação dos documentos obrigatórios para construir na cidade e emissão do Habite-se, além de dificultar a fiscalização. No ano passado estima-se que cerca de 3.500 processos na área da construção civil foram solicitados presencialmente e impressos em papel pela prefeitura.
Para o engenheiro civil Leo Azeredo, que também é presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul, essa conquista significa um avanço muito expressivo para todas as esferas.
A expectativa da categoria é que o tempo de aprovação de projetos seja reduzido de dois meses para cerca de 15 dias. “Além da esfera pública, profissionais e sociedade também ganham com a celeridade no tempo de retorno. Isso traz benefícios para toda cadeia da construção civil”, conclui Azeredo.
Até o dia 18 de agosto a prefeitura vai manter o atendimento híbrido, aceitando processos físicos – solicitados no balcão, e digitais – através da plataforma Aprova Digital. O período servirá para promover ajustes e melhorias. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, a tecnologia trará velocidade e eficiência à análise dos processos, além de representar uma grande medida para o meio ambiente, com o fim do uso de documentos em papel na tramitação das solicitações.