Segundo dados, as vendas de materiais para construção cresceram 6% em 2017
O ano de 2017 apresentou um valor total de R$ 114,5 bilhões no varejo do setor de material de construção, o que resultou em um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Os dados foram obtidos na Pesquisa Tracking mensal, de autoria da Anamaco, que entrevistou 530 lojistas entre os dias 21 a 23 de dezembro.
De acordo com o estudo, o varejo do setor de construção civil teve um aumento de 1% em dezembro quando comparado ao mês de novembro de 2017, resultado igual ao que aconteceu no ano de 2016.
Na opinião de Cláudio Conz, presidente da Anamaco, o ano de 2016 foi um dos mais fracos para o setor. Portanto, o início de 2017 não foi exatamente como se planejava, e no transcorrer do ano houve algumas dificuldades, mas todas elas foram superadas.
Como resultado, o faturamento do ano de 2017 foi considerável, bem próximo do que foi obtido em 2015, que foi de R$ 115 bilhões.
As expectativas são baseadas em diversos fatores, como a redução das taxas de juros e da inflação e o aumento das taxas de emprego no país, o que faz com que a população tenha mais recursos e também mais confiança para investir em reformas.
A aprovação da reforma tributária é uma causa para a qual a Anamaco lutará. De acordo com o presidente da associação, a medida trará vários benefícios ao setor, que depende de assessoria fiscal, contábil e jurídica e de uma série de especialistas para ficar atualizado com as obrigações tributárias.
Esse modelo deixará as empresas brasileiras mais competitivas, reduzirá a renúncia fiscal e diminuirá contenciosos relativos à administração, além de eliminar o problema das diferentes taxas de ICMS entre os estados.
Demais fatores positivos para 2018
Cláudio Conz também cita outros fatores que serão benéficos para o ano de 2018, como a deterioração das mais de 64 milhões de casas em todo o país, que precisa, naturalmente, de materiais de construção para as reformas.
Os casamentos, nascimentos e divórcios também geram a necessidade por reformas, e a melhor condição financeira dos brasileiros também deve ajudar muito, o que pode trazer bons resultados para 2018.
Entre os materiais que tiveram maior crescimento nas vendas, destacam-se as tintas (8%) e os cimentos (2%), enquanto as telhas de fibrocimento tiveram uma redução de 3% nas vendas.
Entre os itens que são indispensáveis para uma reforma, encontram-se os pisos e revestimentos, que dão uma aparência totalmente nova ao ambiente e o deixam ainda mais bonito e interessante.
Para a aquisição de pisos em Londrina, a PisoAqui é a melhor escolha. Com várias opções de piso vinílico e piso laminado, esses produtos irão contribuir para que cada reforma fique do jeito que os proprietários da residência sempre sonharam, além de valorizar o imóvel e deixá-lo mais aconchegante e moderno.
Fonte: Exame