Varejo e construção civil: plataforma busca ‘quebrar’ fricções com a indústria

Relevante dentro da macroeconomia nacional, a construção civil é responsável por 7% do PIB anual do Brasil e emprega, direta e indiretamente, cerca de 7,4 milhões de trabalhadores no mesmo retrospecto. Os dados, divulgados pela Juntos Somos Mais, reforçam a importância do setor, mas contrastam com algumas barreiras na relação entre varejo e indústria.

Mesmo com resultados positivos, a gestão de estoque é um dos principais pontos de melhora vistos por Juliana Carsoni, CEO na Juntos Somos Mais. Durante o Congresso Digitalização do Varejo 24′, a executiva mostrou como a companhia consegue ajudar na redução de fricções quando o assunto é a compra de produtos com a indústria.

“Gerir um estoque é, muitas vezes, um processo ineficiente e fragmentado, muito pelo aspecto manual deste processo. Para combater essa realidade, nossa plataforma conecta varejo e indústria da construção civil e oferece soluções que dão autonomia nessa troca”, explicou.

A palestrante reforçou que pontos como produtividade, estouro de orçamento e descumprimento de cronogramas frequentes também prejudicam a construção civil brasileira.

Segundo Carsoni, o varejo da construção civil conta com aproximadamente 140 mil lojas e, mesmo assim, a coleta de dados é muito precária, bem como ações tomadas a partir destas informações.

“A operação na forma tradicional, com baixa utilização de ferramentas digitais, prejudica o setor. Na prática, pensar dessa forma gera gargalos na cadeia de suprimentos, o que impacta diretamente na produtividade e competitividade.

Caso real

Um exemplo de como a digitalização pode ser positiva para o setor é a Guemat Lar e Construção, case trazido pela Juntos Somos Mais. De acordo com Alexsandro Guedes, fundador e diretor comercial da companhia fundada em 1996, a relutância foi grande no início, mas os resultados falaram por si.

“Entender como trabalhar a internet tal qual um canal de venda tradicional foi gradual e admitir isso não foi fácil. Houve resistência da minha parte no início deste processo de digitalização, principalmente por receio de que grandes empresas absorvessem nossos clientes a partir dos nossos dados. Com o tempo, percebi que a tecnologia poderia ser uma aliada poderosa”, salientou.

Atualmente, no momento de cuidar de seu estoque de produtos, a Guemat utiliza a plataforma da Juntos Somos Mais e compra seus produtos por lá. De forma geral, a operação ganhou mais rapidez, enquanto a empresa se tornou mais autônoma neste aspecto”, pontua Guedes.

Fonte: Ecommerce Brasil